sábado, 19 de novembro de 2011

Obras em Niterói: 'Qualidade' Total!! Caso Mem de Sá.

Seria cômico, não fosse trágico. 
Este é o trecho da Rua Mem de Sá, em Icaraí, entre ruas Pereira da Silva e Álvares de Azevedo.
Esta esquina vivia esburacada. Não adiantava virem funcionários da Águas de Niterói que mexiam, mexiam e nada resolvia pois parecia que tinha como 'uma mina' dágua ali. 'Quem resolve isso é a Prefeitura', diziam.

Este blog já apontou diversas vezes o problema desta rua e as vãs tentativas de solução.
Desde junho 2011:
http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/06/mais-um-passeio-de-sabado-por-niteroi.html
..várias tentativas da Águas de Niterói:
http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/07/diante-de-tanta-falacao-va-das-chamadas.html

E finalmente a prefeitura começou a fazer obras de drenagem desde a esquina da Rua Presidente Backer, onde mais alagava (será que o verbo no passado é conveniente?)...
em julho:
http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/07/instantaneos-em-niteroi.html
em setembro a obra do quarteirão da Rua Pres. Backer:
http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/09/obras-em-niteroi-qualidade-total.html
até que em outubro a obra acontecia:
http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/10/prefeitura-de-niteroi-mesmo-quando-faz.html
embora a qualidade do recapeamento fosse deplorável:
http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/10/prefeitura-de-niteroi-mesmo-quando-faz_25.html

Não tivemos ainda um grande volume de chuva para verificar a eficácia da drenagem. Podemos perceber nas fotos anteriores que a qualidade do que vê na superfície já deixa a desejar. 
E fotos mais atuais demonstram que:
1. O recapeamento é mais alto que a parte central da rua, que deveria ser a parte mais alta justamente para que a água escoasse para a sarjeta, sendo assim drenada. Conforme se pode ver na foto abaixo, desde o meio da rua, onde vem o triciclo, a água está empoçada no meio da rua e não escoa para a sarjeta porque não 'sobe' no novo trecho da obra recapeada...
2. A esquina, que conforme pode ser visto em links anteriores desse mesmo blog, se manteve coberta com areia e assim permanece até hoje. O meio fio desapareceu e mais buracos acontecem, com chuva e com o trânsito, vale lembrar que ônibus fazem diariamente a curva nesta esquina além dos pesados caminhões das favorecidas obras que povoam a cidade e, por acaso, há uma ali adiante no meio do quarteirão...
 3. Mais ângulos da mesma esquina e seus buracos..
Até quando continuaremos a ser enganados com obras de maquiagem? 
Até quando a população vai permitir que tratem assim o dinheiro de seus altos impostos?
Até quando aturaremos tanta mentira?
Querem uma ideia? 
Respondam em outubro de 2012. Nas urnas!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O que a prefeitura de Niterói faz e deixa de fazer...

 Email da leitora Ana Silva:
"A Policlínica de Itaipu Assistente Social Maria Aparecida da Costa, situada à Estrada do Engenho do Mato s/n, está sem sistema há mais de dois meses. Fora do ar. Os funcionários estão marcando as consultas manualmente. Isso acaba causando grande confusão porque o funcionário marca a consulta e quando o paciente chega ou não consta seu nome, ou o horário não confere... A Policlínica sempre foi muito organizada e eles agendavam consultas com antecedência de 1 a 2 meses, o que agora se tornou impossivel.
Para quem não sabe e/ou não acredita, a diretora desse Posto, Dra Graça, faz trabalho excepcional junto à comunidade e com todos aqueles que necessitam. Ela é pessoa querida junto às comunidade que atende do Engenho do Mato à Maravista, Soter, Itaipu...
Essa é a "administração" que esse INFELIZ do prefeito de Niterói e sua CORJA NOJENTA estão fazendo. Aliás, eles não estão fazendo NADA."
DN: Discordo da leitora. Estão fazendo sim, Ana. Veja só:
  • Estão demitindo diretores artísticos do Ballet de Niterói, desmarcando apresentações e dando férias antecipadas.. Isso porque eles disseram a verdade.. E pelo visto a verdade não pode ser dita.
  • Também estão fazendo.. quando protegem com tapumes um trecho de uns 200m da Rua Marques do Paraná capazes de piorar muito vida do niteroiense a título de dizerem que ali será executado um mergulhão - para salvar os problemas do trânsito - com uns míseros 200m...
  • Eles também continuam fazendo especulação na cidade...
  • Continuam fazendo Via 100... que vai remover uma comunidade que habita o local. 
  • Continuam querendo fazer de Niterói portfólio de Oscar Niemeyer às custas do bolso do niteroiense.. quem manda ser 40% de classe A?
Enquanto isso a população sofre com tudo que eles FAZEM (a lista é imensa...)...  
Sem saúde pública, entre poças de lama por toda Região Oceânica - inclusive essa Policlínica enche de poças quando chove! - ou engarrafados no asfalto, enquanto alguns mofam no 3o. BI até hoje..desde abril de 2010, um ano de sete meses depois...  
E você ainda vem me dizer que eles não fazem nada?!
Se quiser saber mais sobre a qualidade do FAZER da prefeitura de Niterói leia também:
http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/10/prefeitura-de-niteroi-mesmo-quando-faz.html
http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/10/prefeitura-de-niteroi-mesmo-quando-faz_25.html
http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/10/eficiencia-administrativa-parte-i-eta.html
http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/10/eficiencia-administrativa-parte-ii-eta.html
http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/10/eficiencia-administrativa-parte-iii-eta.html
e muito mais...

Retaliações contra a Companhia de Ballet de Niterói

As retaliações contra a Companhia de Ballet de Niterói - que leram um protesto contra a prefeitura de Niterói na noite do último domingo após apresentação na Praia de Icaraí, confira em http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/11/companhia-de-ballet-e-prefeitura-de.html - já começaram.
Na noite desta quarta-feira, durante a reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura, os conselheiros tomaram conhecimento que toda a Diretoria da Companhia havia sido demitida por ordem do governo, incluído, entre os afastados, aquele que fundou a companhia. 

Os bailarinos estão sofrendo retaliação por terem dito a verdade contra o 'patrão', após anos de descaso e abuso por parte do governo que desmarca reuniões, salários aviltantes, ridículas condições de trabalho, sem sede para ensaiar.
Na sessão de hoje, quinta dia17/11/2011 da Câmara Municipal Niterói haverá denúncia e protestos comandados pelos Vereadores Leonardo Giordano, Renatinho PSol e o próprio Waldeck Carneiro.
Precisamos divulgar mais esse ato arbitrário e ditatorial dessa prefeitura de Niterói e seus vereadores governistas! 

Vamos ao Ato Público deste domingo às 10h no MAC mostrar nossa indignação contra mais esse ato do governo JRS. Levem instrumentos, faixas e cartazes!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aprovado TOMBAMENTO DA PESCA ARTESANAL DE ITAIPU - Niterói

TOMBAMENTO DA PESCA ARTESANAL DE ITAIPU COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE É APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI
A Câmara de Vereadores de Niterói aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (16-11), projeto de lei (263/2010), de autoria do vereador Renatinho (PSOL), que tomba a pesca artesanal praticada em Itaipu - que passará a integrar o patrimônio histórico e cultural da cidade. A proposta foi laborado em conjunto com a comunidade de pescadores artesanais de Itaipu e as demais comunidades tradicionais locais, e em parceria com professores das faculdades de Direito e Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Com a aprovação deste projeto, ficará tombada a pesca artesanal praticada em Itaipu, que passará a integrar o patrimônio histórico e cultural, de natureza imaterial de Niterói. Com esse tombamento, o Poder Público deverá proteger e incentivar as características da pesca artesanal praticada naquela localidade. Aquela comunidade é a verdadeira responsável pela preservação ambiental e cultural de Itaipu e, por isso, deve ser valorizada e garantida em seus direitos”, assinala Renatinho.
O presidente da Associação Livre de Pescadores e Amigos da Praia de Itaipu (ALPAPI), Jorge Nunes de Sousa, Seu Chico, destaca a importância da aprovação do projeto. “A nossa região, que há tempos sofre com a especulação imobiliária, tem gerando muita cobiça, inclusive para a exploração do turismo predatório e também da pesca predatória. A cidade precisa preservar a nossa pesca artesanal, que é muito importante na nossa cultura”, afirmou Seu Chico.
Antes da aprovação do projeto o vereador Renatinho esteve por diversas vezes em Itaipu junto das comunidades tradicionais, como do Canto Sul de Itaipu, do Morro das Andorinhas e da Duna Grande, além da aldeia Guarani, no canto de Camboinhas. O vereador do PSOL realizou, em agosto, audiência pública na Câmara, para discutir o tombamento. A audiência contou com pescadores, ambientalistas, moradores e do professor de antropologia da UFF, Fábio Reis. Teve, ainda, na mesa da atividade o senhor Jairo Reis, pescador artesanal e diretor da ALPAPI. Na ocasião, inclusive, o secretario municipal de Meio Ambiente, Fernando Guida, declarou apoio ao projeto.
Aprovação – Durante a aprovação pelo conjunto de vereadores, Renatinho destacou a importância da aprovação do projeto, para que também possa conter o despejo de lixo nas ilhas do Pai, da Mãe e da Menina, em Itaipu. A companhia Docas S/A, que administra o Porto do Rio de Janeiro, vem jogando toneladas de dejetos na região, causando poluição e trazendo prejuízos para os pescadores locais. “As redes de pesca tem vindo repletas de dejetos depois que se iniciou a dragagem dos portos do Rio. Isso não pode continuar e o tombamento servirá para conter esse crime ambiental”, explicou Renatinho.
“A pesca artesanal no mar e na laguna de Itaipu, ali registrada há várias gerações, resiste, garantindo não só uma profissão, mas um modo de vida tradicional, associado às condições ambientais desses ecossistemas. Esta pesca se caracteriza, principalmente, pelo uso de instrumentos simples por pescadores autônomos, atuando sozinhos ou em parcerias, e pelo sistema de remuneração através da divisão da produção em partes”, completou Renatinho.
O mar e a lagoa, a partir da atividade da pesca artesanal, são espaços culturalmente criados pelas comunidades que transmitem seu bem imaterial de geração a geração. Esse saber, com inúmeras variantes, abrange conhecimentos complexos sobre condições ambientais, as mudanças do tempo, o comportamento das marés, do ciclo lunar, dos ventos e das espécies de peixes. Assim, produzem suas próprias referências, seu saber empírico aprendido no dia a dia, na observação e na experiência acumulada pelas diversas gerações. 

Camboinhas - caso de calamidade pública

Mutilação da Paisagem Urbana de Niterói, Charitas.

É lamentável o desrespeito a um bem tombado pelo IPHAN e que este não esteja tombado pelo município...

O município de Niterói deveria exercer - como é de sua competência!- o poder de legislar sobre o entorno deste Casarão do século XVIII..

No mínimo defender uma estética urbana adequada à liberação de gabaritos na área de Charitas..  
fotomontagem - previsão do volume da grotesca composição séc. XVIII x séc. XXI !!
Qual é o raio de proteção de um bem tombado? Era de 500m...
Autores: DN e Professor Wagner Morgan - Arquiteto e Conselheiro do Compur-Niterói

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Companhia de Ballet e a prefeitura de Niterói..

Ontem, dia 13, a Companhia  de Ballet da Cidade de Niterói se apresentou na Praia de Icaraí participando do Encontro Niterói América do Sul.
Antes mesmo da apresentação era distribuído um panfleto para a audiência na praia. 
"Nós, bailarinos da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói sentimos a necessidade de esclarecer a realidade em que nos encontramos. Apesar de sermos uma das companhias públicas de maior reconhecimento no cenário nacional, estamos sofrendo com o  descaso das instâncias governamentais de Niterói.Há tempos buscamos que nossa reivindicação seja atendida. Como uma cidade que detém o terceiro lugar em qualidade de vida no Brasil e que assume a cultura como sua assinatura pode tratar sua companhia de ballet desta maneira? O espetáculo desta noite, Ognat, assim como diversas viagens que antecederam esta temporada durante os últimos quatro anos, tiveram verbas de origem privada. E ainda assim os louros foram todos para esta prefeitura que tanto afirma: "lá estava nossa Copanhia de Ballet representando nossa cidade e mostrando para toidos a nossa marca definitiva, a CULTURA, sempre valorizada e incentivada." De que cultura valorizada estamos falando? Quando os bailarinos da COmpanhia de Ballet da Cidade de Niterói serão atendidos? Senhor Prefeito, aonde você está?

A LUTA SALARIAL TAMBÉM É MINHA!"
Ao final da belíssima apresentação, o corpo de baile fez um protesto, onde enquanto o grupo segurava uma faixa, um de seus componentes lia para a platéia esse mesmo texto, abaixo reproduzido, onde contam a situação em que se encontram como companhia pública de balé. Dizia a faixa:
"BAILARINOS DA CIA PUBLICA DE NITEROI DESVALORIZADOS ATÉ QUANDO?"


A prefeitura da cidade embora tenha prometido, não investe na companhia, que não tem sequer sede própria para ensaios, assim como não recebem salários dignos e equivalentes a outras companhias de mesmo nível técnico. A prefeitura de Niterói só promete e não cumpre.. mas, pasmem!, prometem cortar R$2.500.000,00 (2milhões e meio!) do orçamento para a Cultura no ano que vem.

A platéia aplaudiu com força e entusiasmo, ao final da leitura da carta, aliviada pelo grito dos bailarinos que também era seu: "Prefeito, onde está o senhor?"
Muito curioso a prefeitura fazer esta 'cena' latino-americana de Cultura - promovida pela Secretária de Assuntos Estratégicos! - e no entanto, por baixo dos panos, os artistas sabem que a realidade que vivem, oferecida pela mesma prefeitura, é outra.. 
A Cultura em Niterói parece só ser 'estratégica', quando lhe interessa, não é mesmo senhor prefeito?
foto Leonardo Giordano


domingo, 13 de novembro de 2011

Atos contra a atual administração da Cidade de Niterói !

Satisfeito com a especulação imobiliária em Niterói?
Satisfeito com os vereadores governistas, que apóiam essa especulação?
Satisfeito com a saúde pública na cidade? E com a educação?!
Satisfeito com os engarrafamentos cotidianos?
Satisfeito com os alagamentos?
Se não vai comprar um barco, venha ao MAC!
Mantendo o clima das ultimas manifestações, vamos nos reunir em massa e reivindicar nossos direitos e protestar contra o descaso e a corrupção do atual governo do Prefeito JRS.

JORGE? TÔ FORA!
Domingo, 20 de Novembro das 10:00 - 13:00
Em frente ao MAC - Boa Viagem.
https://www.facebook.com/event.php?eid=299741583385973

E

- CHEGA DE PAPO E VAMOS AO ATO.

Terça, feriado em Niterói, 22 de novembro. Concentração às 17:30 na Praça Araribóia e o ATO PÚBLICO às 18:00h.
https://www.facebook.com/event.php?eid=291688310841679

A primavera nos inspirou! Estamos unidos contra a corrupção!
Organizadores de "grupos apartidários" do Facebook, que reivindicam na rede por uma cidade melhor para todos, estão unidos na organização do 
NÃO PODEMOS MAIS PARAR! NINGUÉM IRÁ CALAR A NOSSA VOZ