sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Construtora em Niterói não obedece horário de obra - Relato de leitor

Este blog recebeu um email que pedia ajuda no sentido de divulgar o que vem ocorrendo nesta obra onde era o clube IPC na Praia de Icaraí e saber a que órgão recorrer, já que os horários regulares permitidos para funcionamento da obra não são respeitados. Pergunto: será que os funcionários também são respeitados em seus direitos trabalhistas, com pagamento de horas extras, etc.
E aí, quem sabe a quem recorrer?
Sugeriria inicialmente o CREA, embora numa situação duma demolição recente de uma casa ocorrida em São Francisco, o CREA tenha sido pouquíssimo eficiente, embora a fiscalização devesse ser deste orgão.
A secretaria (?) de Posturas em Niterói também deveria estar atenta a isso, mas considerando que quem permitiu que um empreendimento desse vulto fosse aprovado e construído numa cidade sem mais capacidade física e estrutural em recebe-lo, fica difícil achar dentro da mesma prefeitura quem desaprove ao mesmo tempo. 
Mas não vamos desanimar. Quanto mais juntos pudermos estar, mais essa prefeitura vai ter que se enquadrar e atuar com ética e respeito pelo cidadão, o que parece ter esquecido o que significa...

Desde o início da demolição do Icaraí Praia Clube a construtora Odebrecht desrespeita o horário oficial de trabalho na construção do Edifício Murano, na Praia de Icaraí, 85, que é estipulado das 8 às 18h durante a semana e das 8 às 15h no sábado. Os engenheiros estão enfrentando dificuldades na fundação pois não pára de sair água do terreno e eles não estão conseguindo concretar o terreno. Por outro lado, nós moradores vizinhos, temos que suportar durante todo o dia, forte poeira que nos obriga a permanecer com varandas e janelas trancadas e barulho ensurdecedor que impossibilita de ver TV na sala ou até de falar ao telefone. Como se já não fosse bastante, a diretoria da construtora instruiu seus funcionários a prolongar os trabalhos e agilizar a obra, visto que a entrega dos apartamentos foi prometida para Março de 2013. Sendo assim, as obras seguem sempre até às 19h e, muitas vezes, até às 20h. Além de passar do horário, também recebem caminhões antes das 08h. Saio de casa para o trabalho às 07:30 e sempre há um caminhão de cimento ou retirando entulho atravessado na calçada. Luzes fortes, como refletores de campos de futebol, ficam acesas a madrugada inteira. Uma bomba de água também fica ligada 24h, fazendo um barulho irritante a noite inteira. O dia mais agradável do ano foi no último domingo, 11/09, que estourou um transformador aqui perto e ficamos sem luz das 21:20 às 03:40 e assim obtivemos silêncio e escuridão. Fazia tempos que não lembrava como era dormir com o barulho das ondas do mar, por acaso, um dos atrativos da construtora para vender apartamentos de R$2 milhões.
Tive a oportunidade de conversar com funcionários, inclusive engenheiros, e eles mesmos reclamam dos horários e dizem que sofrem constantemente represálias da vizinhança que os xinga, joga objetos de vidro e pedras e até ameaçam que irão atirar! Realmente sentimo-nos revoltados e estressados com tanto barulho, sujeira e desrespeito. Entretanto, gostaria de pedir ajuda para que possamos direcionar nossas reclamações aos que dão as ordens nesta obra, ou seja, quem está realmente ganhando dinheiro com ela. Imagina só que 1 clube tradicional em Niterói foi derrubado para a construção de 3 prédios com 14 andares cada e 4 apartamentos por andar. Dá uma média de 144 novos apartamentos de 4 e 3 quartos, alguns com 4 vagas na garagem. Não paro de me perguntar para onde vai tanto esgoto e tanto carro se Niterói não recebeu nenhum investimento nessas áreas. Inclusive, que eu me lembre, outro dia explodiu cocô pelo centro da cidade... aquela velha piada: se todo mundo em Icaraí der descarga ao mesmo tempo o Fonseca explode!"

As fotos 4119 e 4120 foram tiradas no dia 09/08 às 19:44. As demais foram tiradas hoje, 15/09 às 20:23. Dá pra ver a galera cortando umas madeiras e nas outras um cara colocando cimento, outro carregando carrinho e uns 4 mexendo nuns tubos.

Abraços!
Lilia Carvalho 
foto 4119
4120




quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Percepção errada, ou não?!

Uma percepção, errada ou não, é a que tenho, nesse exato momento!

Niteroiense tá meio assim: quando ganha um dinheirinho, quer viajar.
Bacana! Quem não quer viajar?! Afinal, o dólar estava em baixa, até então... Momento oportuno!
Viagenzinha de merda essa que fazem! 
Porque vão assistir de perto o desenvolvimento lá de fora: lagos, rios,vias expressas, ciclovias,patrimônios históricos, arquiteturas antigas, OS JARDINS, AS FLORES, AS ÁRVORES CENTENÁRIAS, etc. Um show à parte! 
Quando voltam, não acrescentam NADA, NADA à cidade em que vivem, NITERÓI. Não criticam, não participam, não agregam, NÃO COBRAM RETORNO. Acham o quê?
Ouviram o galo cantar lá fora? 
Continuam em berço esplêndido, tentando ganhar mais um dinheirinho, já pensando em reservar a vaguinha para sua próxima viagem encantada. 
Ah! Meu sonho!
Sonho da classe média? 
Vai lá, vive teu sonho encantadinho, enquanto sua cidadezinha tá indo pra vala! 
Ah! Me desculpem, isso é problema do Governo! Afinal você já paga seus impostos, que por sinal são caríssimos...

Enquanto isso no Sapê - Niterói, lugar cheio de ÁRVORES CENTENÁRIAS, vamos assistindo de perto tudo andar para trás.

Tem alguma coisa errada na minha percepção?

Marcelo Aragão

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Propaganda Enganosa no Sapê, Niterói

Neste local morou por muitos anos uma família.. Depois a casa ficou vazia e há alguns anos ela vem sendo usada como anexo da escola Levi Carneiro, na Estrada Washington Luiz, Sapê. Conforme foi dito na Audiência Pública sobre o Bairro Modelo, no dia 29/08, a Escola Levi Carneiro foi construida na década de 70 e não comporta mais a demanda do bairro. 
Esta casa é escola para muitas crianças, ela estava protegida por um belo bosque com várias árvores e plantas ornamentais remanescentes do jardim da família. 
É possível que as unidades já estejam vendidas e aí o bosque não interessa mais para o merchandising... aproveitaram o feriado do último dia 7 e derrubaram tudo. 
Disseram que na volta às aulas as crianças choraram muito com a visão...
E o nome é Reserva Pendotiba.. Cadê a reserva?! 
Propaganda enganosa!!
Olhando o outdoor, vale perguntar: tá rindo de quê?!...
Dos otários que vão comprar?!


Esta é uma imagem do Google da área antes de ser decepada:

Petição Região Oceânica de Niterói

Petição Região Oceânica de Niterói: drenagem e pavimentação já

Para:Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal

A Comissão de Moradores da Região Oceânica de Niterói, convida a todos os moradores de Niterói preocupados com o abandono e descaso em que se encontra esta cidade como um todo, e em particular empenhados na Campanha por Drenagem e Pavimentação das ruas da Região Oceânica, que assinem este abaixo-assinado.

Se já assinou este abaixo-assinado em papel, NÃO assine virtualmente.


Nossa intenção é que esta campanha, ainda que a princípio seja focada em um problema específico de um bairro de Niterói, todos os niteroienses possam aderir e divulgar, percebendo que a causa é única e envolve todos os moradores da cidade.


Essa mobilização é importante oportunidade para que niteroienses conheçam a força e capacidade de mobilização para mudanças urgentes na cidade.


Essa comissão é suprapartidária.


Os signatários

Caros Amigos,

Acabei de ler e assinar esta petição online:

«Região Oceânica de Niterói: drenagem e pavimentação já»
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N14129

Pessoalmente concordo com esta petição e acho que também vais concordar. Só não assine virtualmente quem já assinou no papel.

Subscreve a petição aqui http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N14129 e divulga-a pelos teus contactos.

Obrigado.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Audiência Pública sobre trânsito de Niterói : quem acompanhou?

Quem acompanhou a Audiência Pública do dia 09/09 onde a Prefeitura foi obrigada a apresentar seu projeto de trânsito? A assessoria de imprensa da prefeitura, quero dizer, o jornal O Fluminense, publicou a matéria abaixo e estão incluídos os comentários dos leitores.. 

Esse assunto deveria ser mais discutido com a população...

 

n'O Fluminense por: Pamela Araujo 09/09/2011

NitTrans apresenta projeto para sistema viário e que deve ser implantado em breve. Linhas serão reformuladas, frotas trocadas e fluxo da Av. Amaral Peixoto terá dois sentidos

O presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Sérgio Marcolini, apresentou, na sexta-feira, durante audiência pública, o projeto básico do futuro sistema de transporte municipal.
O “Plano de Melhorias para o Sistema Viário, Trânsito e Transporte Público”, elaborado pela autarquia, com a consultoria do escritório do urbanista Jaime Lerner, prevê, entre outras mudanças, a adoção de faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Amaral Peixoto e Roberto Silveira, como já ocorre na Alameda São Boaventura.
O Plano propõe, ainda, a substituição gradual da atual frota por veículos mais confortáveis e de entrada baixa, que garantem maior acessibilidade; além da reestruturação das atuais linhas de modo a concentrar demandas nos Terminais de Integração – cinco ao todo –, criando um sistema tronco-alimentado, com integração física e tarifária através do Bilhete Único Municipal.
Para Marcolini, trata-se de uma solução eficiente, já empregada com sucesso em outros municípios, de baixo investimento, e que proporciona uma redução nos tempos de viagens e nos custos operacionais do sistema, contribuindo significativamente para melhoria da mobilidade.
“Hoje, cada empresa permissionária explora, com exclusividade, linhas do serviço de transportes de passageiros de cada bairro ou região. Com isso, percebe-se uma grande concentração de coletivos nos bairros centrais, como na região das Praias da Baía, enquanto em bairros mais afastados, como os situados na região das Praias Oceânicas, a população reclama da escassez do serviço. A operação por itinerários previamente definidos nos respectivos contratos de permissão apresenta alguns problemas, como linhas superpostas em áreas de maior demanda, como na primeira região, e menor frequência em bairros mais afastados. Isso implica na baixa velocidade operacional e nenhuma possibilidade de flexibilidade, de alterações, o que causa atrasos e demoras. Já o novo sistema tronco-alimentado permitirá a racionalização dos itinerários; e a redução e melhoria da frota operacional. E isso só será possível com a radical transformação do sistema, através de um novo contrato de concessão”, explica Marcolini.
Nove empresas compõem frota operacional de Niterói
Atualmente, operado por nove empresas com uma frota operacional de 672 veículos distribuídos em 54 linhas – que transportam aproximadamente 6,8 milhões de passageiros pagantes por mês e algo em torno de 2 milhões de gratuidades –, o sistema de transporte coletivo municipal passará a ser operado por apenas duas empresas, isoladas ou consórcios.
Cada uma será responsável por atender uma área distinta e, juntas, atuarão numa área comum.
“O novo sistema irá dividir o município em três áreas operacionais: Norte, que compreende os bairros da Zona Norte e Pendotiba; Oceânica, que compreende toda a região das Praias Oceânicas; e uma Área Comum, que abrange Centro, Icaraí, Santa Rosa, ou seja, a região das Praias da Baía, com exceção da sub-região de São Francisco”.
Licitações devem ser abertas
O Procurador-Geral do Município, Bruno Navega, abriu a audiência reiterando a obrigatoriedade desta – cujo objetivo é ouvir sociedade civil e interessados –, conforme prevê a lei de licitações, para a conclusão e publicação do edital de licitação para a concorrência das empresas interessadas em explorar o novo sistema de transporte coletivo na cidade.
“Não é possível implantar o novo Plano sem encerrar as atuais concessões”, frisou Marcolini.
Para tanto, segundo o Procurador, se tornou possível o projeto inicial do edital de licitação a partir da aprovação de algumas leis pela Câmara de Vereador, entre as quais a lei nº. 2843/11, que estipula novas regras para a delegação do transporte coletivo municipal, que traz a ideia básica de se fazer a outorga por áreas, com a definição de novos itinerários; a lei do Bilhete Único (nº. 2851/11), que deverá ter efeito até 30 de novembro; e a lei de redução do ISS do transporte coletivo.
Critérios definidos pelo poder público- O procurador falou, ainda, sobre os critérios de julgamento definidos pelo poder público para eleger a empresa vencedora da concorrência pública.
“Foram dois os critérios definidos: melhor técnica, ou seja, vence a empresa que apresentar melhores condições técnicas para a prestação de um serviço mais eficiente à população; e maior valor de outorga, ou seja, o licitante que pagar mais”, informou. E explicou porque o critério de menor valor de tarifa foi descartado.
“Já está mais que comprovado que não é a melhor opção porque, após um período, a empresa acaba oferecendo um serviço de má qualidade”.
Quanto ao valor de outorga será destinado a um fundo criado recentemente, o Fundo da Mobilidade Urbana. “É esse dinheiro que irá custear as obras do novo sistema de trânsito e transporte, contido no projeto básico aqui apresentado”, salientou.

O FLUMINENSE 
Comentários: 
  1. LUIS - 09/09/2011 - 21:59 O novo sistema irá melhorar o transito,mas não é o modelo ideal,porque ao invés de corredor exclusivo para onibus não se utiliza corredor para metro de superficie, o VLT? Este sistema oferece maior rapidez, conforto e transporta maior nº de passageiros por viagem,o transporte feito por onibus é o que mais polui, transporta menor nº de passageiros e é o mais demorado, porque insitir neste modelo ultrapassado? A quem a prefeitura está beneficiando, a população ou aos empresarios de onibus?
  2. LAURO - 09/09/2011 - 22:14 EMPRESA INGA TEM QUE FICAR FORA DESTA LICITAÇÃO, NÃO TENDO MORAL PARA PARTICIPAR DESTA LICITAÇÃO. E MELHOR ELES COMPRAREM EMPRESAS NO RIO E SAIR DE VEZ DE NITERÓI.
  3. Leandro - 09/09/2011 - 22:40 Luis, não entendi o seu comentário. A sua proposta é acabar com os ônibus em Niterói???? Pelo visto vc é mais um destes que reclamam por reclamar. Volte a terra menino!
  4. LAURO - 09/09/2011 - 22:52 SR MARCOLINI NO PLANO DE JAIME LENER APRESENTAVA A CONSTRUÇÃO DE VLT, PORQUE ESSE PLANO FOI ENGAVETADO PELA PREFEITURA.
  5. Ermes Lucas - 10/09/2011 - 10:48 Sempre promessas e mais promessas. Três anos de mandato e nenhuma realização. Como ano que vem tem eleição é preciso prometer para garantir mais quatro anos de NADA. E o povo com a quarta qualidade de vida do Brasil (seja isso o que for)dará __ alegre, sorridente e sentindo-se o tal __ mais quatro anos de mordomias para o zumbi e seus amigos.
  6. C SILVA - 10/09/2011 - 10:53 ELEIÇÃO ANO QUE VEM, PORTANTO É O MOMENTO DE FALAR DE PROJETOS QUE SE ARRASTAM POR ANOS E NUNCA SAEM DO PAPEL. MUDAM OS NOMES, AS ATITUDES MAS FAZER QUE É BOM, NADA , NADA E NADA.
    DEPOIS DA ELEIÇÃO VEM A VELHA HISTÓRIA QUE NÃO FOI FEITO POIS NÃO HAVIA RECURSOS, DEPOIS UM ANO ANTES DA ELEIÇÃO VEM TUDO DE NOVO, TÚNEL PARA O RIO, TUNEL CHARITAS -CAFUBÁ,ACABAR COM OS NÓS NO TRANSITO, ETC, ETC
  7. Rafael - 10/09/2011 - 04:35 LEANDRO NAUM ENTENDI DO ESPANTO COM O COMENTÁRIO DI LUIS ?????? ACABAR COM OS ÔNIBUS SERIA UM SONHO PARA QUALQUER CIDADE DO MUNDO ÔNIBUS POLUI MAIS E CAUSA ACIDENTES .... METRI TREM VLTS SAUN AS MELHORES SOLUÇÕES PARA O TRÂNSITO A EUROPA TODA E ASSIM !
  8. Mineiro - 10/09/2011 - 06:36 Como diz o Tiririca, "pior do que tá não fica."
  9. Fernando Couto Freire - 10/09/2011 - 06:50 Porque estão fugindo da implantação do VLT que efetivamente é a melhor opção para este tipo de problema pelo qual passamos? Porque não se discute a implantação de uma linha de barcas de São Gonçalo para o Rio de Janeiro, que é uma necessidade justificável e que desafogaria o trânsito no centro de Niterói? O túnel que ligará a Região Oceânica à Charitas sem dúvida será muito útil, mas quanto custará o seu pedágio? Na Charitas teremos apenas a opção caríssima do Catamarã?
  10. Isa - 10/09/2011 - 11:19 Bom Dia gostaria de saber porque não tem um ônibus de NITERÓI direto para BARRA .Po temos vários como PASSEIO,GÁVEA e nenhuma para BARRA .... porque?Será que vocês podem pensar em fazer uma rota dessa? Obriagda
  11. Isa - 10/09/2011 - 11:21 PORQUE NÃO TEMOS UM ÔNIBUS DE NITERÓI PRA BARRA DIRETO??????????
    ESTÁ NA HORA DE TER NE?!
  12. Helisson Fraga - 10/09/2011 - 11:29 HEIIIIIII, 2012 VEM AI, PERCEBAM, PROFESSOR
    HÉLISSON ISNTRUTOR DE TRANSITO
  13. Rodrigo - 10/09/2011 - 11:57 Boas ideias a curto prazo, mas precisamos do nosso metrô e resolver o problema da Ponte, senão o gargalo continua.
  14. Alexandre - 10/09/2011 - 12:02 Acredito que o VLT saia do papel daqui a uns 10 a 20 anso, quando as mudanças atuais também estiverem saturadas e obsoletas. Quanto 'as empresas de ônibus atuais, algumas deveriam ser proibidas de participar das novas concessões, como a PENDOTIBA. Empresa sem experiencia e sem respeito. O que fazem com a linha "770 Castelo x Itaipú" é puro descaso. Há um motorista da linha que ignora vários pontos e passa direto. Os onibus são ultrapassados e não cabem pessoas acima de 1,75.
  15. Diego Marinho - 10/09/2011 - 12:13 A matéria não foi clara em muitos pontos. Um deles, fundamental é; Com a construção desses terminais de integração, a passagem vai custar o preço de apenas uma passagem, ou vai ser integração como a das barcas e do metro, mentirosa? Será possível saltar nos "canudos" e pegar outra linha sem desembolsar outra passagem? Niterói precisa disso. A exemplo. Saio do Fonseca em direção a engenhoca e preciso pegar 2 onibus. pra percorrrer 3KM. Esse tipo de imbecilidade precisa acabar.
  16. Diego Marinho - 10/09/2011 - 12:16 A propósito, a prefeitura poderia colocar o projeto na integra em seu site, para que a população acompanhasse e participasse mais ativamente. Pois depois que ta pronto, complica de refazer.
    Minha residencia é atendida por apenas uma linha de ônibus. O que acontecerá com essa linha? eu não sei e não tenho como saber. Complicado assim.
  17. GONCALVES - 10/09/2011 - 12:18 Transporte de massa é metrô. O resto é para beneficiar amigos do Rei em troca de favores.
  18. Diego Marinho - 10/09/2011 - 12:40 Poderia ser usado ao inves do composições normais no metro o trem Maglev Cobra, não faz barulho e minimiza os efeitos colaterias de um metro na superfície.
  19. sheylla - 10/09/2011 - 12:52 Isso e tudo conversar fiada .
  20. Felipe - 10/09/2011 - 08:58 ônibus? Amaral Peixoto com mão dupla?
    Cadê o metrô? Até agora, não vimos nenhuma obra em andamento (tal qual vemos no Rio). Apesar de se tratar de outra cidade, uma das fontes de caos no trânsito é a falta de uma estação das Barcas em São Gonçalo. E outra, pista exclusiva para ônibus, deveria tb ser a única pista em q o mesmo poderia trafegar. Na Alameda hoje em dia, é fácil ver ônibus nas 3 faixas de rolagem (principalmente qdo a exclusiva está parada).
  21. Felipe - 10/09/2011 - 09:02 Para o povo brasileiro (egoísta e sem "educação" por maioria), ao invés de taxões (alameda, ciclovia e em todos os lugares onde os mesmos existam), deveriam ter MURETAS. Infelizmente brasileiro não respeita leis nem tem bom senso. De novo sobre Alameda, ao invés de baias, deveriam ter deixado os pontos na faixa da direita como eram (modelo atual prejudica o usuário), e construído uma faixa reversível por cima do valão. Ficariam 3 faixas para carros no sentido/horário de maior fluxo, mas...
  22. MARIO - 10/09/2011 - 09:17 Pessoal ,vcs estão mexendo em casa de marimbundo,deixem eles quietos.Realmente adaptar o transito de Niterói as modalidades modernas internacionais, ficariam até mais em conta como locomoção sobre trilhos sem muito custo e com ótimo rendimento e fluidez do transito.Só que incluir um projeto arcaico,antigo, para prestigiar um Arquiteto de fora da cidade e com tantos que aqui moram e convivem com o problema de perto,é realmente desconfiar de alguma coisa.Gostaria de saber se vc concorda com isso ?
  23. Ricardo - 10/09/2011 - 09:22 Por que não colocar monorail nas zonas mais centrais (principais avenidas) da cidade. É mais barato que metrô e libera espaço no asfalto.
    Viajem, vejam e aprendam. ônibus é transporte do séc. XX.
  24. Alexandre - 10/09/2011 - 10:05 Algo tem que ser feito. Estamos perto de não conseguir sair do lugar, a não ser andando.
  25. Alexandre - 10/09/2011 - 10:05 Algo tem que ser feito. Estamos perto de não conseguir sair do lugar, a não ser andando.
  26. LUIS - 10/09/2011 - 10:06 Leandro, não seja inocente meu jovem, a prefeitura de Niteroi beneficia as empresas de onibus, pois elas financiam campanhas politicas e dão mesada a alguns politicos para que o transporte urbano continue nas mãos delas, no meu comentario eu disse que o sistema irá melhorar, mas não resolve, metrô interligado as barcas é solução óbvia, se vai fazer faixa exclusiva para onibus porque não utiliza a faixa para o VLT? Não se preocupe os onibus não vã acabar,pelo visto vc vai manter seu emprego.
  27. Eduardo Machado - 10/09/2011 - 10:08 Pergunto, porque o metrõ de niterói tem que ser de superfície ? Em Ipanema, Leblon, Barra e toda a zona sul do Rio ele é subterrâneo. Já no suburbio do Rio e agora aqui ele 'é mais viável' se for de superfície ?!! Isso é porque aqui só tem pobre ? RIDÍCULO aceitarmos isso, não se deve fazer este tipo de projeto de superficie, prejudica os imóveis ao redor. quer fazer de superfície, vai fazer no leblon, quero ver... para de roubar e arruma dinheiro para fazer o certo.
  28. Paulo Martins - 10/09/2011 - 10:34 Pelos comentários postados sobre essa reportagem, podemos contatar o total desconhecimento dos habitantes de Niterói sobre o que é TRANSPORTE DE MASSA. a máfia dos empresários de Onibus de Niterói tende a se perpetuar, pois já compraram as Barcas e vão dominar toda e qualquer tentativa de se implantar um transporte sobre trilhos realmente eficiente em nossa região metropolitana..maquiar o problema com esse projetos, só fazem adiar uma solução eficaz para o problema TRANSPORTE PÚBLICO.Fora Jorge!
  29. Luis V. - 10/09/2011 - 16:35 As propostas para implantação de um sistema tronco-alimentador com terminais de integração foram elaboradas em 1994 durante a admistração do arquiteto e urbanista João Sampaio, com consultoria do Eng. William Aquino, mas não chegaram a ser implementadas por motivos que os niteroeinses conhecem. Tomara que o Secretário Marcolini tenha sucesso pois embora o problema tenha uma dimensão metropolitana, começar reorganizando o modal rodoviário em Niterói é fundamental
  30. Laerte - 10/09/2011 - 21:21 NITRÓI,pior trânsito do Brasil,maus motorístas(ônibus e Taxi).Frota velha motoristas !!!, ônibus, não respeitam passageiros, param longe do meio-fio, jogando lama nas pessoas,fechando o trânsito,andam no meio da pista,usando duas faixas.Falta de linhas com ar(RO).Barcas nada melhorou, pior que 20 anos atrás.Planejar e agir melhor para diminuir uso carro particular como simples condução.Metrô,Linha3 não é para Niterói.Precisamos bons Onibus,logística,treinamento,educação. Assim vai IMPLODIR
  31. KAO - 11/09/2011 - 08:11 isso cheira propina, mais tarde veremos se estou certo...pois o transito contnuará uma M...
  32. Aldio de Azevedo Falcão - 11/09/2011 - 10:21 Até que em fim, vao construir um terminal rodoviário na área da barreira, no Caramujo. Já mandei diversos e-mails ao longo desses últimos dez anos, falando à respeito. Mandei para este jornal, e até para a Prefeitura. Ali há espaço suficiente para costruir viadutos de acesso, mergulhão,resolvendo o problema, pelo menos do trânsito na Alameda São Boaventura, já que a úçtima obra alí realizada, não adiantou muita coisa. O que era ruim, ficou pior. Que tal agora um metrõ de superfície por alí?
  33. Cunha - 11/09/2011 - 17:12 VLT, Aeromóvel ... Chega de ônibus. Esse negócio de supremacia de ônibus precisa acabar. Visitem o site www.aeromovel.com.br e vejam o que essa emprrsa brasileira tem feito aí por fora.
  34. Turquezza - 12/09/2011 - 12:54 Acabar com algumas empresas de ônibus SIM !!!!!
    São horríveis: não educam a maioria dos motoristas, eles avançam sinais, não param nas paradas certas, estão bloqueando os RIOCARD dos idosos !!!!!!!!!!
    Os políticos só pensam em Caminho Niemeyer, a grana vai toda para lá e não usam aquelas construções para nada, só para arranjar grana. Trânsito na Região Oceânica é um caos! Leva-se 1 hora até o centro de Niterói, pode?
    Não acredito em melhoras, não tem ninguém capacitado para isso !!!!!!!!!
  35. Fonseca - 12/09/2011 - 14:40 Quem está vendo o projeto não imagina o transtorno que os moradores da região estão passando: Obras que começam as 8:00 da manhã de domingo, barulho infernal, fechamento de ruas, sem falar nos perigos de asssltos, ja que colocaram os "Tapumes" no acesso a Amaral criando becos perigosos. Quem mora no bairro de Fatima, depois da obra se precisar ir ao Antonio Pedro, tem que ir até Icaraí fazer o retorno. Estamos totalmente isolados.
    Espero que realmente que o resultado valha a pena.
Ver também neste blog postagens sobre Bilhete Único em Niterói:

http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/06/bilhete-unico-e-uma-farsa-prefeitura-de.html

e

http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011/07/bilheteunico-niteroi-quem-ganha-com.html

     

    domingo, 11 de setembro de 2011

    Fazendinha será mais uma 'Morada Feliz'?!

    Muito interessante e oportuna esta reportagem d'O Globo.. 

    Como pode uma prefeitura prometer mundos e fundos - veja depoimento do senhor Marcis Linhares em vídeo em http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011_08_28_archive.html - se o conjunto habitacional citado na matéria do Globo, Morada Feliz é excelente exemplo de como a prefeitura trata os conjuntos habitacionais e seus moradores...?!

    Mais uma farsa. 
    Quem garante que não vão remover os moradores da Fazendinha, jogar em qualquer lugar por ali, e depois esquecer os desabrigados do 3o. BI, os demais desabrigados que estão em casa de parentes e/ou moradores de áreas de risco, e a área no Sapê não acabar virando 'reserva especial' para transformar em condomínios para a classe A?! 
    Afinal ali tem meio ambiente preservado, qualidade de vida... 'deixar isso pra pessoal de baixa renda, vai ser um desperdício', imagino ser a opinião do empresariado da construção civil e seus comparsas, aliados e favorecedores da prefeitura de Niterói, bastando para tal observar o que vem acontecendo com o resto da cidade...
    E o déficit habitacional vai aumentar e tudo continuará como dantes...
    Ver localização do Conjunto Morada Feliz no balão azul, alto à direita

    Bifurcação na Estrada da Florália

    Conjunto Morada Feliz - março 2011
    Conjunto Morada Feliz - março 2011

    Conjunto Morada Feliz - março 2011

    Conjunto Morada Feliz - março 2011
    Conjunto Morada Feliz - março 2011
    n'OGlobo por Dandara Tinoco 10.09.2011
    http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/09/10/uma-morada-nada-feliz-em-maria-paula-404656.asp

    A ideia de finalmente ter uma casa própria convenceu antigos moradores de áreas de risco e invasões de diversos pontos de Niterói a se mudarem para um conjunto habitacional em Maria Paula. O condomínio Morada Feliz — hoje conhecido como Porta Linha ou Carandiru - foi entregue pela prefeitura de Niterói em 2008. Três anos depois, o local é um retrato do abandono. No conjunto que tem 32 apartamentos divididos em dois blocos de dois pavimentos cada, há lixo, esgoto a céu aberto e problemas de infraestrutura.
    Uma moradora que preferiu não se identificar diz que há problemas de todos os tipos no conjunto:
    - Morava na comunidade Teixeira de Freitas e vim para cá no início de 2009. Prome$um parquinho e uma quadra, mas o que há por aqui é mato e muros quase caindo. Alguns apartamentos têm gatos de luz e outros têm ligação com a Ampla. A água também não é sempre que chega. Isso aqui está uma bagunça.
    Um outro problema é o esgoto a céu aberto e o lixo, que deixam o local com um forte $cheiro. Os moradores dizem que é comum aparecer animais, como ratos, no local.
    - O esgoto fica misturado com a fiação elétrica. A tampa está quebrada. Outro dia, uma criança quase caiu - conta o Fabiano Cosme da Silva, apontando um buraco.