sábado, 12 de março de 2011

Louvado seja!: Limpeza de rios e canais é intensificada em bairros de Niterói


n'OFluminense 11/03/2011
Subsecretaria promove grande 'faxina' nos principais córregos da cidade. Esquema chega, na semana que vem, em canal do Campo de São Bento, que passará por desobstrução
O subsecretário de Rios e Canais, Vitor Vianna, acompanhou a limpeza do canal da Rua Cinco de Julho, em Icaraí. Foto de divulgação


Uma grande operação da subsecretaria de Rios e Canais está reforçando a limpeza dos rios e canais de Niterói. O subsecretário de Rios e Canais, Vitor Vianna, pede a colaboração das comunidades que vivem no entorno para que não joguem lixo nos rios e canais. Na semana que vem, terá início a limpeza do canal do Campo de São Bento.
Já passaram pelo trabalho de desobstrução os canais das ruas Cinco de Julho, em Icaraí, Rua Adolfino J. Rodrigues, em São Francisco, e João Mendes e Rio da Canoa, em Itaipu. Na Rua Cinco de Julho, oito homens fizeram a limpeza do canal retirando areia e terra depositada ao fundo.
O subsecretário Vitor Vianna ressalta que a manutenção depende, ainda, da conscientização da população. “É importante que parem de jogar lixo nos córregos. Há pouco tempo retiramos uma geladeira deste canal”, conta. Segundo Vianna, a situação não é diferente em rios e canais localizados em outros bairros, onde já foram encontrados até mesmo carcaças de carros, sofás, além de muitas garrafas PET.
Uma equipe de 14 funcionários da subsecretaria de Rios e Canais esteve na Rua Adolfino J. Rodrigues, em São Francisco. O canal que corta a localidade da Grota do Surucucu foi limpo com máquinas e também executada a roçagem e capina das margens.
Em Itaipu, na Região Oceânica, o Rio da Canoa, que desemboca na Lagoa de Itaipu também foi limpo em toda sua extensão. A limpeza da lagoa é feita pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
No Canal João Mendes, também localizado em Itaipu, a remoção de detritos foi feita com a máquina S-90 e com uma equipe de 30 homens que executaram o serviço manual retirando detritos e fazendo a roçagem e capina.

terça-feira, 8 de março de 2011

Curiosidades niteroienses...da década de 50...

Retirado do livro 'Folclore Político:1950 histórias' por Sebastião Nery:

861
Eneas da Cruz Nunes, irmão de Edésio, foi nomeado funcionário, mas saiu "Enea" no Diário Oficial. Foi ao governador:
-Governador, quero que o Diário Oficial conserte. Todo mundo sabe que meu nome é escrito no plural.
863
Edésio da Cruz Nunes era Secretário de Segurança do governo Roberto Silveira, no antigo Estado do Rio. Houve uma luta de camponeses em Nova Iguaçu e a fazenda Normandi foi invadida. O governador convocou uma reunião, para discutir o assunto: professor Mário Guimarães, da UDN, jurista ilustre, Secretário de Justiça; Paiva Muniz, líder petebista, Secretário de Transportes; e Edésio Nunes, Secretário de Segurança.
Mário Guimarães apresentou um parecer de cinquenta páginas. Edésio pediu a palavra:
-Governador, pode deixar que eu vou e resolvo.
Foi. No dia seguinte, voltou, foi ao Palácio.
-Como é que foi, Edésio?
-Resolvi. Eu fui lá, chamei todo mundo e disse: "Quem está dentro não sai, quem está fora não entra."
Não houve mais briga na fazenda Normandi.
864
Evandro da Cruz Nunes, irmão de Edésio e Eneas, era diretor do jardim Zoológico, apareceu um leão-marinho em Itaipu, ele foi lá, pegou o bicho, levou para Niterói, foi ao Palácio.
-Como é que foi?
-Pois é, governador. Enquanto estava no raciocínio, eu estava perdendo. Mas, quando entramos na força, ele perdeu.





domingo, 6 de março de 2011

Prefeito de Niterói fecha o principal local de lazer de Niterói


Como se não bastasse fechar duas das entradas do Campo de São Bento à população durante a semana, alegando falta de segurança, agora em pleno Carnaval, abre o local das 07:00 às 12:00, privando a população de poder usar um local público.

Incompetente, negligente e indecente, são os nomes que me ocorrem para expressar a incapacidade administrativa do prefeito Jorge Roberto Silveira.
Não temos nem ao menos o direito de nos divertir.


Campo sao bento.jpg

Marta e Marco