quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Que mais?...

  • Lixo... que problema!... Não falo do grande lixo não, falo do lixo que vemos todo dia alguém jogando qualquer coisa no chão... Que fazer?
  • Os cigarros jogados acesos pela janela dos edifícios? Outro dia caiu um bem na minha frente em plena R. Tavares de Macedo... É extremamente perigoso!
  • E o trânsito, turma?!... Nem me fale...
  • E os carros da agências de automóveis estacionados nas calçadas? que tal? experimentem andar a pé pela R. Dr Celestino...
  • E os cachorros sujando o chão e seus donos sem recolher? Hoje fiquei encarando duas senhoras com seu cachorrinho..."vai ficar assim? perguntei, -"Vou ali pegar o saquinho..." É claro que alguém pisou! Não fiquei esperando pra ver, mas aquela senhora vai pensar 2 vezes antes de sair de novo com seu cãozinho sem saquinho!!.. pretensão minha?!... talvez.

Aguardo suas observações e seus desabafos...
Algo tem que acontecer...

PS Vocês sabiam que se escreverem para a ouvidoria de Niterói - pelo site - algumas coisas são solucionadas? 

Elocubrando...

Tava eu aqui pensando... 
Que que vocês acham, 
diga aí ô Edson!,
se enviarmos cartas para as portarias dos edifícios ao redor - e pedindo que coloquem nos elevadores, ou nas caixas de correio - alertando os moradores para o que talvez não saibam? 
...Que não é permitido construir sobre calçadas, que portas não devem abrir para fora, etc etc e deixar que divaguem sobre como deverá ser a construção deste novo empreendimento se já começa assim?!... 
Aguardo.

comentário de Edson em 31 dez

Sou morador da Mem de Sá, e fiquei negativamente surpreso com tamanho afronto a que somos submetidos. O código de posturas sendo desreipetado e tô nem aí. Bem diz a Patrimovel.
O que me pergunto é como e de que modo a Prefeitura que fiscaliza ou deveria fiscalizar libera tal circunstância. É no mínimo suspeito que uma empresa tão remonada e respeitada pelos niteroienses não se preocupe: 
1) Com o bem estar das pessoas que são ou serão seus clientes. 
2) Que planta é essa que foi autorizada, prejudicando os transeuntes. 
3) Como não me se preocupa com imagem que estão passando de desrespeito, podendo até ser mencionado "favorecimento" por liberações dessa obra de forma inescrupulosas ou até quem sabe corrupta. 
Por fim, risco de imagem, risco político. Será que a Patrimóvel tão renomada e afamada não se preocupa com isso?
Bem é só, prefiro não comentar mais. No entanto lamento que a respeito, escrupulos e ética não andem de mãos dados.
Edson



Obrigada Edson!
Enviei o seguinte email à Patrimóvel dia 30dez.

Prezados Senhores,
Gostaria de perguntar primeiro quem é o responsável pelo construção dos stand's de vendas, a construtora ou a corretora, no caso a Patrimóvel?

Pergunto porque  sou moradora de Icaraí e vinha observando a construção de um stand de vendas que fere a lei municipal que proíbe a construção nas calçadas. O dito stand à rua Mem de Sá 140 teve um de seus pilares e respectiva laje de piso deslocados para o limite do terreno, que bom!, mas não entendi porque mantiveram um pilar que avança aproximadamente um metro sobre a calçada?
O terreno é enorme, não sei o que poderia justificar o avanço do triângulo sobre a calçada, além de reduzir o espaço dos pedestres....podendo inclusive provocar acidentes!
A porta do stand abre para fora - porque não fizeram a porta abrir para dentro???? Não tinham arquiteto??? - e colocaram uma jardineira transversalmente na calçada, suponho que para evitar que a porta seja aberta sobre algum transeunte. 
Será que ninguém pensou nisso? Será que não há um responsável, um profissional desta empresa que veja o absurdo que mostram ali? E se alguém cair, vão só pedir desculpas?
Como cidadã gostaria de alerta-los o quanto "pega mal" já num mero stand de vendas se observar tantas infrações...fico logo imaginando quantas outras não ocorrerão na construção do prédio propriamente dito se na construção do stand já se foi tão descuidado com a população, com os pedestres... Eu nunca compraria um apartamento ali, pois a propaganda é péssima.
Qualquer arquiteto de porta de botequim sabe que portas abrem para dentro dos compartimentos!, e que não se constrói sobre o alinhamento da calçada. 
E as árvores, pobres árvores, cimentaram tudo em volta!!... é bem verdade que uma delas está raquítica, aparentemente à beira da morte, mas não seria mais correto pedir um laudo do Ibama e respectiva autorização para derrubá-la caso fosse isso que recomendasse o IBAMA, ou respeitar suas raízes caso ela ainda tenha possibilidade de vida?

A propaganda subliminar da Patrimóvel neste imóvel e da respectiva construtora está sendo a pior possível..
Isso pra não falar além da faixa amarela e preta de plástico que fica rente à linha do meio fio - suponho que aguardando quando algo na futura obra exija o deslocamento temporário da calçada para a rua - impedindo que alguém atravesse a rua e alcance a calçada na frente do dito terreno. Que propaganda feia!!!

Devo informar que venho alertando a todos que por ali passam, e amigos em geral, que ainda não perceberam o descalabro da construção impensada daquele stand. Se vocês não se preocupam com a qualidade de vida na cidade, eu me preocupo e tenho feito aliança com as bobagens que voces vem mostrando no caso desse stand. 
Isso sem falar dos canteiros de obras nas ruas e calçadas... mas isso é problema das construtoras.!!!....Isso é outro assunto...

Venho assim por meio desta solicitar a mais pronta providencia quanto ao dito stand... tenho menos interesse em difamar esta corretora do que poder falar como a mesma pode corrigir este erro grave que aponto, pois se mostrou preocupada com a população e  pode reconhecer seu erro e repará-lo. 
Aguardo providências torcendo pela consciência de seus responsáveis.
Um feliz ano novo!
Atenciosamente,
--
Cynthia Gorham

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

...Pero sin perder la ternura jamás

Oi Cynthia

       Certamente não dá para mudar o mundo sozinho, mas acho que algumas coisas a gente pode conseguir.  Acredito que em um monte de cantos tem um monte de gente que concorda com essas idéias (mais do que discorda!) e pode ajudar, então creio que o melhor é tentar chegar a elas.  Ultimamente não tenho acreditado muito nas reclamações revoltadas, porque provavelmente não vão tocar as pessoas (que estão do outro lado) que poderiam ajudar.  Talvez, algum ato mais pacífico, mais solícito surta mais efeito.
       Lembra daquela história do filho do Gandhi, que voltou a pé?  Gandhi não conseguiu evitar os conflitos entre hindus e muçulmanos, mas conseguiu a independência da Índia!  E tiveram que matá-lo no final!
       No seu caso específico, eu tentaria primeiro com os próprios caras da construtora.  Ingenuidade?  Acho que sim, mas se der certo, é o que vai dar menos esforço no final :-)

       Beijos,
               Tomás

À César o que é de César!

Soube agora que a Patrimóvel tem um site..
E talvez ela seja responsável pelo stand... vou lá, sugerir que uma boa construção deveria impressionar desde o começo, delicadamente. 
Aliás também acredito que as coisas só funcionam com muita delicadeza e simpatia, sem arrogancia.
A propósito também me informaram que o prédio chama-se Terrazas e o endereço é Mem de Sá 140. 
Que tal se todos nós - ou quase todos - também mandarem emails para a Patrimóvel?

Preocupados com Niterói? peço sua atenção

Solicito sua atenção. 
Quem conhece alguém influente na PMNiterói? 
O caso é o seguinte, dois pontos!
Em Icaraí, na Rua Mem de Sá, quase esquina da rua Pres. Backer, do lado direito na mão dos carros, entre o armazém da esquina e o numero 132, demoliram diversas casas e começaram a preparar a construção do stand de vendas de mais um edifício residencial em Icaraí. Até aí nada... virou rotina isso!!...
Dois triângulos sobre a calçada em cada extremidade do stand. Imaginem a planta do stand como um retângulo no limite do terreno. Nas extremidades eles "puxaram" esses pontos sobre a calçada, formando assim 2 triângulos, já que o centro da linha se manteve no alinhamento do terreno. Não sei se conse
guem imaginar... 
Tinhosa, telefonei pra PMN e o Sr Fernando Gaspar, engenheiro ou arquiteto, não sei!, muito gentilmente informou que o procedimento era eu escrever pra ouvidoria da PMN e se procedesse minha denúncia, o fiscal iria lá. Assim fiz, escrevi avisando que a construção estava apenas começando, ainda dava tempo.... Ele disse que eu não me preocupasse porque se estivesse errado mesmo conforme eu pregava, eles mandavam demolir, não importava em que estágio da obra!...
Passaram uns poucos dias e para minha surpresa e felicidade!, um dos pilares metálicos tinha sido recuado para o alinhamento do terreno, embora o degrau da laje continuasse. O outro pilar lá, imóvel!
Mais alguns dias e removeram o piso em triângulo deste lado da construção. O outro pilar lá, imóvel!

Mandei novo email para a ouvidoria questionando a manutenção do segundo pilar. Não sei se, como este segundo ficava no meio do alinhamento do terreno...eles consideraram que seria mais visível, menos problemático para os pedestres.. não sei, mas de qualquer maneira, continua dentro da calçada!!!

Uma árvore em frente, na calçada, teve seu pequeno canteiro de terra em torno de suas raízes, totalmente cimentado, não sobrando nenhum micro espaço de terra para a mesma...é bem verdade que ela já está nas últimas...
E agora eles colocaram um jardineira de concreto na transversal, na calçada!, exatamente onde antes havia o piso e pilar removido. Aquilo para um tombo, é uma maravilha...

Fico imaginando que outras barbaridades não acontecerão na obra do prédio propriamente dita, se só no stand...



Mas colocando as fotos aqui me dei conta de mais uma: a porta do stand abre para fora!!! Senhores arquitetos, a porta abre para fora!, dentro da calçada! Por isso, suponho!, colocaram a jardineira, pra evitar que ao abrirem a porta um desavisado traunseunte leve com a porta na cara!!!!
Que cuidadosos foram os construtores, não?!

Meus amigos, o fato é que estou cansada de tanto desmando nesta cidade onde "canteiros de obra" em plena rua e calçada é normal; onde se constrói absurdamente sem nenhuma preocupação com o bem da comunidade e ainda temos... bom, vamos ver o que o prefeito eleito vai fazer, além de possivelmente dar prosseguimento à construção de 210 prédios na lagoa de Itaipu - assim que isso for "resolvido" na Justiça - ...isso mesmo, dentro da Lagoa de Itaipú!!!.... (isso pode ser melhor visto no final do site do conselho comunitário da região oceânica http://www.ccron.org.br/)

Só chorando? Não, queria um pouco mais que isso...

Não posso afirmar que o primeiro pilar do tal stand foi removido devido à minha queixa...... o que percebo é que se mais pessoas reclamarem de coisas que percebem,  tem mais chance de algo acontecer, mais pressão....
Por isso estou aqui levantando esta questão - apenas uma entre diversas que acontecem nessa cidade ao deus-dará! - e contando que cada um de vocês possa proceder de alguma maneira, a que achar que pode ou cabe, no sentido de conseguir um pouco mais de preocupação e realizações por parte das autoridades.

O link da ouvidoria é
O endereço é 
Prefeitura Municipal de Niterói || Telefone: (21) 2620-0403 - Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - Cep: 24.020-206.

Fico aqui pensando, quando vejo as pessoas transitando calmamente no que resta de calçada - o triângulo avança pelo menos uns 80 cm sobre a calçada!- será que as pessoas SABEM que não se pode construir sobre a calçada, que a calçada é pública? 
Que não pode se colocar uma jardineira na transversal, avançando pelo menos uns 80 cm sobre a calçada? 
Que cimentar as bases das árvores provoca lentamente sua morte? 
Outro dia soube de um amigo, profissional ligado a meio ambiente, que para a construção de edifício é exigido relatórios de avaliação de impacto ambiental ou seja lá como se chamem... será mesmo? ...não sou mais da "área" então não sei mais nada disso, mas alguns de vcs sabem e podem confirmar esta informação...
Será que ninguém está vendo o que está acontecendo com Niterói? Será que ninguém se incomoda?? 
Não culpo os empresários da construção civil não, eles são bem claros quanto a seus propósitos... lucro, lucro e mais lucro, mas e o poder público, não deveria proteger a comunidade?! 
Ou mudaram isso e ninguém me avisou??? 
Por que ninguém diz que o crescimento tem que parar?! 
Não quero parecer ingênua, talvez até sendo... mas ainda acredito que algo pode ser feito. 
Mesmo tendo eleições municipais como as nossas; mesmo as pessoas continuando a jogar lixo nas ruas, como vejo a toda hora; mesmo as pessoas acreditando que as recentes enchentes no País são só provocadas por efeitos climáticos totalmente aleatórios ao homem, como construções desordenadas, sem fiscalizações das respectivas prefeituras ou o desmatamento da Amazônia.. mesmo que continuem acreditando em tudo que  a mídia diz!!!...
Ou tá todo mundo arqui acomodado e a "louca" sou eu? se for este caso, me internem mas por favor, com cuidado... 
Ah, não levem cigarros nem chocolate: não fumo e nem devo comer chocolate...