quarta-feira, 11 de julho de 2012

Absurdo: projeto de construção do Túnel Charitas-Cafubá.


Carta de leitor comentando  

http://oglobo.globo.com/niteroi/charitas-cafuba-sera-concluido-ate-2016-5414855 

Não tem como não comparar a construção do Túnel da Grota Funda (Recreio-Guaratiba) com o projeto de construção do Túnel Charitas-Cafubá.

O Túnel da Grota tem duas galerias com 1.100 metros de extensão/cada e a obra foi concluída em 8 meses. Não tem pedágio. Foram construídas 2 bases de apoio operacional em suas extremidades, é a prova de apagões, sua iluminação é de led's e tem sistema de alto-falantes para auxilio aos motoristas. Tem transporte de massa (BRT). 
O Túnel de Charitas terá duas galerias com 1.350 metros de extensão/cada e a obra está prevista para ser construída em 3 ANOS. Terá pedágio de R$ 9,00 (ida/volta). Será construída uma base operacional no Cafubá. Não terá transporte de massa e o detalhamento do projeto não é e nunca foi  divulgado. Custo previsto: R$ 120 milhões.
Considerações: Tres anos para construir um túnel, só se for a base d'água. Pedágio?  considerando um movimento de 10 mil carros em dias úteis, o Consórcio vai arrecadar algo em torno de R$ 2 bilhões durante o prazo de 20 anos. Paga-se a obra em 5 anos e depois é só repartir o bolo. A receita está pronta: faz-se um projeto simples, arcaico e ultrapassado e no dia da inauguração todos estaremos aliviados. Se é para fazer, que faça direito, com tecnologia, transporte de massa e sem pedágio.
MS
Acréscimo dos editores do DN: e Ciclovias!

8 comentários:

  1. É impressionante como em todos os anos eleitorais aparecem novamente notícias sobre a construção do túnel charitas-cafubá. Após a eleição o assunto é deixado de lado e volta novamente no período eleitoral. O fato é o seguinte: essa obra tem que ser bancada pelo governo do estado,a custo zero para população. Qto à prefeitura, é melhor parar de falar que vai fazer o túnel e tratar de viabilizar a verba com o governador. Gustavo Rezende

    ResponderExcluir
  2. Albert Einstein dizia: ‘burro é quem repete a mesma ação dez vezes esperando resultados diferentes’. Esse túnel só surgirá quando o sargento Garcia prender o Zorro. É assim que se parece e o que acontece com essa tão prometida obra em todo ano eleitoral.

    PC

    ResponderExcluir
  3. TEm coisas contra as quais nao adianta lutar! O POVO de Niteroi que se acha tão inteligente, culto, ESPeRRRRRTTOO, é feito de idiota pelos políticos da cidade ! Tanto que votaram no Jorrrginho (caso de amor) de novo e pelo visto irão votar no Rodrigo Neves ou Zveiter , achando que alguma coisa vai mudar !! Lamento muito pela minha cidade !!

    ResponderExcluir
  4. Mesmo que este túnel fosse construído, onde já se viu pagar PEDÁGIO DENTRO DA PRÓPRIA CIDADE?! Niterói é um ovo e ainda querem cobrar mais dinheiro?! Todo o fluxo continuaria o mesmo, a não ser que passassem a cobrar pedágio da saída atual. Seria, ainda, mais um motivo para a passagem aumentar. Logo, logo chegamos aos R$5,00 por passagem.

    ResponderExcluir
  5. Eu queria entender o que acontece em Niteroi, eu sou do Rio e moro aqui. É impossível crer que o municipio + estado + uniao nao possam fazer esta obra

    Porra e os nossos impostos ? ate quando a gente vai aturar essas quadrilhas no poder ?

    sera que ninguem aqui da regiao oceanica tem alguma entrada no governo estadual ou federal para ajudar ?

    ate quando niteroi vai ser coronelista ?

    ResponderExcluir
  6. Precisamos de uma Niterói, menos provinciana e mais desenvolvimentista. Estamos com varias oportunidades a frente, somos a melhor cidade metropolitana e mais desenvolvida em vários aspectos, precisamos de políticos com pensamentos evolutivos e de pensadores que façam e não apenas critiquem.
    Estamos "privilegiadamente" localizados entre vários pólos geradores de negócios e somos a melhor e mais preparada cidade da região pra receber este turista. Temos que trazer para a cidade redes de Hotéis e não apenas liberar construções tradicionais para apenas "um" ganhar dinheiro, não, com o turismo de negócios ganha toda a população, ganha serviços capacitados, geração de emprego(não subemprego), aquecimento do comercio local, da pequena indústria, e por ai vai...

    Temos o porto do Pré-sal em Marica e o COMPERJ em Itaboraí, e somos a única cidade da região capaz de absorver a demanda que será gerada por este negócios fora as Olimpíadas Copa e Etc.. E com tudo isso vindo ainda estamos discutindo o Túnel do CAFUBA... Já deveríamos esta discutindo a via expressa, passando pelo túnel do Cafuba e terminando em Ponta Negra(Marica), isto mesmo com outro Túnel ligando Itaipu a Itaipuacu, com transporte sobre trilhos etc e etc... onde eu acho que também deveria ser uma via além de operacional, também turística, pois poderia de forma harmônica passar por belas paisagens, com ciclovias, transporte leve sobre trilhos e urbanização da lagoa de Itaipu que se não for urbanizada de forma criativa, e voltada pra toda a população, corre o risco de se favelizar, ou de "espertinhos" se apossarem do resto e de seu entorno na mão grande, como vimos no passado na lagoa de Paratinga. É loucura, sim é, mais é assim que deveria pensar um PREFEITO com ousadia e pra frente. Não podemos pensar apenas no túnel do CAFUBA que já deveria ter sido feito ha muitos anos.

    Tem um projeto de lei pra mudar o PUR para Hotéis visando os próximos eventos no nosso estado que esta travado na gaveta dos burocratas, e não anda...... Se fosse no Rio já tinha saído do papel. Eu realmente não entendo como as coisas são tratadas tão de forma "simplista". Por exemplo: Algumas "ONGS" "embarreiram" o projeto por achar que ele pode trazer prejuízos a algumas áreas, como por exemplo: Ambiental, pois bem, por que ao invés de apenas criticar e embarreirar essas ONGs, o Ministério Publico, os representantes da sociedade, o "Prefeito" o Secretario, não se juntam em reuniões para analisar caso a caso, pois, imaginem um grande Hotel numa região que esta aparentemente mal apresentada, "quase degradada", mas que a simples construção do Hotel já vai gerar outra cara pro local, bem como todos os benefícios que falei acima, por outro lado poderíamos ter empreendedores querendo construir um hotel na serra da Tiririca, por exemplo, este caso seria levado ao conselho e com certeza seria brecado. É dessa forma que temos que tratar essas situações. Outro exemplo: Se o cara vai construir um prédio em Icaraí apenas para moradia, o que não vai gerar riqueza alguma, ou muito pouca para a população "direta" simples mortais" que em contra partida construam e doem para o Município, escolas, creches, postos de saúde e etc, bem como pavimentem a cidade, urbanizem as favelas........ Viram pessoal, parece difícil mais não é, infelizmente uma cabeça pensando pra trás arrasta com ele uma multidão de pessimistas, já que estão construindo que façam algo para a população e para a cidade.

    ResponderExcluir
  7. Isso não vai prestar...
    Vai piorar a situação do pessoal de Charitas e São Francisco... um congestionamento bárbaro.
    A quantidade de carros que vai passar pelo túnel e juntar com os demais de Charitas, São Francisco, e os carros que vem do canal, vai ser um transtorno, até porque, chegando ao túnel, vai afunilar tudo... são só 3 pistas no túnel e logo depois tem os sinais de trânsito, que quando ficarem vermelhos, vai parar tudo.
    Anotem o que estou dizendo. Vai virar um inferno maior do que já está.
    Porque não buscam outras alternativas? Que existe, isso existe!

    ResponderExcluir
  8. boa noite,moro justamente aonde o tunel charitas cafuba vai passar a minha casa tbm vai sai ,gostaria de saber como vai ficar a localidade em que vivo as pessoas serão indenizadas justamente ou serão expulsar como moradores de jurujuba e porque que deixaram as pessoas ao passar dos anos fazerem casas nesse local ja que esse projeto ja estava previsto a mas de 30anos pra ser concluido,

    ResponderExcluir

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!