quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Falta de transparência nos projetos em Niterói

A falta de participação popular e transparência nos projetos da prefeitura gera pânico na população.
As ressacas que atingiram o litoral fluminense foram em 29 de maio e de 22 a 24 de agosto. A prefeitura isolou o local e a única providência que estão tomando - agora! - se faz na calçada dos edifícios..
O CREA já indicou a necessidade de um quebra mar para reduzir a velocidade das ondas, antes mesmo de se fazer o terceiro calçadão, que provavelmente será novamente lambido pelas ondas... 
(..) "De acordo com o conselheiro do Crea e engenheiro civil especialista em estruturas, Antonio Eulalio, o temor de moradores da orla de que os prédios sejam afetados por tantas ressacas que atingem a via pode ter fundamento. Antonio afirma que se não for feita uma contenção com pedras ou um muro de gabião (gaiolas de pedras e estrutura metálica) – a exemplo da Praia da Urca, no Rio -, a rua da Praia João Caetano e, inclusive, as vias que se ligam a ela, podem sofrer com rachaduras, causadas pela trepidação com o choque da água. A construção do muro ajudaria as ondas a dissiparem a velocidade, chegando com menos intensidade ao calçadão."(..) http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/ressaca-continua-na-manha-desta-quarta-feira
Afinal dinheiro público, é dinheiro da população, é não é para ser jogado nem às ondas e muito menos nos bolsos de empreiteiros e seus padrinhos!
Vale observar que os gabiões executados na encosta de subida para o MAC, na continuidade dessa praia, foi parcialmente destruído pela citadas ressacas. 
Resta a pergunta. Qual foi o problema: Má execução por incompetência profissional? Má execução por desvio de verbas? Má escolha de solução? Quem executou as obras?
Observar rachadura no terreno acima da contenção
No trecho seguinte ao MAC, na descida para a Ilha da Boa Viagem, a encosta também está em estado precário e a caixa da rua encontra-se em parte descalçada por baixo, conforme se pode notar andando pela areia da praia.. bem próximo ao trecho em frente à rua Antonio Parreiras...


Será que teremos que esperar até o problema atingir pessoalmente a residência do prefeito para que alguma medida, efetiva e bem executada!, seja tomada?
Difícil confiar...


Moradores do bairro - Ingá - estão preocupados porque as obras que a prefeitura de Niterói vem fazendo parecem estar mais uma vez na contramão do bom senso... 
Este blog recebeu denúncias de moradores que enviaram fotos que indicam pelas linhas vermelhas traçadas na pedra portuguesa onde a prefeitura pretende cortar a calçada... 
Pelo visto, a ideia é recuar a via sobre os edifícios... 
Informalmente, é sabido de um plano da prefeitura em desapropriar parte do prédio da esquina de Pereira Nunes, cortando sua parte anterior, uma vez que este é o único neste trecho de duas quadras da praia das Flechas, que não possui o mesmo recuo em relação à rua como os demais.. Alguém confirma?
Com falta transparência e diálogo com a população, estamos especulando os atos da Emusa (que é habitualmente a encarregada das obras no município), que tudo indica irá inclusive derrubar as árvores da praia. 
Dirão os puristas: "Amendoeiras? Coloquem abaixo!!"
Vale lembrar que as árvores, ainda que 'exóticas' e portanto não nativas, já fazem parte da paisagem, e produzem sombra e amenizam o vento. 
'SE' novas árvores vierem a ser plantadas, teremos ainda um bom tempo até seu crescimento chegar ao mesmo ponto das existentes.
No vídeo abaixo - a partir do minuto 2:36 - o Sr Jefferson França, coordenador da Organização PREAMMAR, fala sobre soluções para Piratininga também atingida pela mesma ressaca de maio. 
E para as praias da baía, foi feito algum estudo?



Marcas vermelhas no piso indicam linha de corte...







Mais uma placa irregular.
Sem responsável técnico, sem valor da obra; data de início e de término!!
Sem estes dados, não há fiscalização possível...
Exceto a que fazemos AQUI!!





Mais sobre o assunto:
http://acordaniteroi.org/7636/terceira-reconstrucao-do-calcadao-congestiona-o-inga/
e
http://acordaniteroi.org/5819/o-abandono-da-praia-da-flechas/
e
http://acordaniteroi.org/6751/dinheiro-no-ralo-quantos-meses-vai-durar-o-novo-calcadao-da-praia-das-flechas/

e
http://acordaniteroi.org/5451/crea-construir-calcadao-sem-antes-diminuir-velocidade-das-ondas-e-burrice-ou-golpe/
e
http://acordaniteroi.org/1627/recuperacao-do-calcadao-emusa-salivando-para-contratar-empreiteiras-amigas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!