segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Companhia de Ballet e a prefeitura de Niterói..

Ontem, dia 13, a Companhia  de Ballet da Cidade de Niterói se apresentou na Praia de Icaraí participando do Encontro Niterói América do Sul.
Antes mesmo da apresentação era distribuído um panfleto para a audiência na praia. 
"Nós, bailarinos da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói sentimos a necessidade de esclarecer a realidade em que nos encontramos. Apesar de sermos uma das companhias públicas de maior reconhecimento no cenário nacional, estamos sofrendo com o  descaso das instâncias governamentais de Niterói.Há tempos buscamos que nossa reivindicação seja atendida. Como uma cidade que detém o terceiro lugar em qualidade de vida no Brasil e que assume a cultura como sua assinatura pode tratar sua companhia de ballet desta maneira? O espetáculo desta noite, Ognat, assim como diversas viagens que antecederam esta temporada durante os últimos quatro anos, tiveram verbas de origem privada. E ainda assim os louros foram todos para esta prefeitura que tanto afirma: "lá estava nossa Copanhia de Ballet representando nossa cidade e mostrando para toidos a nossa marca definitiva, a CULTURA, sempre valorizada e incentivada." De que cultura valorizada estamos falando? Quando os bailarinos da COmpanhia de Ballet da Cidade de Niterói serão atendidos? Senhor Prefeito, aonde você está?

A LUTA SALARIAL TAMBÉM É MINHA!"
Ao final da belíssima apresentação, o corpo de baile fez um protesto, onde enquanto o grupo segurava uma faixa, um de seus componentes lia para a platéia esse mesmo texto, abaixo reproduzido, onde contam a situação em que se encontram como companhia pública de balé. Dizia a faixa:
"BAILARINOS DA CIA PUBLICA DE NITEROI DESVALORIZADOS ATÉ QUANDO?"


A prefeitura da cidade embora tenha prometido, não investe na companhia, que não tem sequer sede própria para ensaios, assim como não recebem salários dignos e equivalentes a outras companhias de mesmo nível técnico. A prefeitura de Niterói só promete e não cumpre.. mas, pasmem!, prometem cortar R$2.500.000,00 (2milhões e meio!) do orçamento para a Cultura no ano que vem.

A platéia aplaudiu com força e entusiasmo, ao final da leitura da carta, aliviada pelo grito dos bailarinos que também era seu: "Prefeito, onde está o senhor?"
Muito curioso a prefeitura fazer esta 'cena' latino-americana de Cultura - promovida pela Secretária de Assuntos Estratégicos! - e no entanto, por baixo dos panos, os artistas sabem que a realidade que vivem, oferecida pela mesma prefeitura, é outra.. 
A Cultura em Niterói parece só ser 'estratégica', quando lhe interessa, não é mesmo senhor prefeito?
foto Leonardo Giordano


5 comentários:

  1. LAMENTÁVEL, MAIS UM REFLEXO DE TANTOS ANOS DE DESGOVERNANÇA.
    A ÚNICA CULTURA QUE ELES FOMENTAM É A DE COLOCAR DINHEIRO NO BOLSO E VIVER EM MIAMI.
    QUANTO AO CHEFE DA GANG, PODE SER VISTO SEMPRE JANTANDO NO GENDAI DE PIRATININGA, MARRAKESH OU OUTROS LUGARES MAIS SELETOS, ONDE EU, PESSOALMENTE, TIVE OPORTUNIDADE DE ENCONTRA-LO.

    ResponderExcluir
  2. Faltou inteligência aos bailarinos. Acredito e defendo que eles precisem ter suas reivindicações atendidas. Mas usar um evento cultural, promovido, organizado e financiado pela Prefeitura de Niterói para falar mal da prefeitura, foi um tiro no pé, e uma atitude completamente impensada. Imagina um empregado, dentro da empresa que trabalha, usar algum tipo de canal de comunicação para denegrir seu próprio empregador, dentro do seu próprio emprego? O que que vai acontecer com esse empregado? É óbvio que sabe que será demitido. Sem dúvidas faltou inteligência.

    ResponderExcluir
  3. ANONIMO VOCÊ É UM FANFARRÃO!!!

    Por que você não BOTA A CARA?!?!
    A Prefeitura é um órgão público, e com isso, pode haver sim, protestos públicos de forma civilizada;Diferentemente de uma empresa privada. Além disso, todos os eventos no qual a Cia de Ballet de Niterói participa, sempre será organizado e/ou financiado e/ou promovido pela Prefeitura ou de ACORDO com a prefeitura. Então não há erro nenhum de os bailarinos da Cia fazerem um protesto de forma pacífica, pedindo melhores condições de trabalho e um salário digno. Veja como exemplo os Bombeiros (órgão público), eles também estavam em horário de expediente, e fizeram seus protestos e reivindicações; Como também os Correios, Bancários e vários outros órgãos públicos, fazem suas manifestações na hora do expediente. E além disso, entram em GREVE (parcial ou total). Coisa que não aconteceu com a Cia de Ballet.
    Sr.Prefeito, sabia que LIBERDADE DE EXPRESSÃO é um direito fundamental e, por isso, protegido constitucionalmente? Ou voltamos a DITADURA???
    Anônimo, provavelmente você deve ser o próprio Prefeito ou um "laranja" usado por ele. Por que você não BOTA A CARA?!?! Ou assina seu texto?

    Corrigindo o TEMA do meu depoimento: Sr.Prefeito, VOCÊ É UM FANFARRÃO!!!

    Ass: Vagner Pedro.
    (não faço parte da Cia, e nem sou morador de Niterói. Sou um cidadão comum, com todo o meu direito de protestar) Ou você vai me calar também?!?!

    ResponderExcluir
  4. Quando a arte e a política se encontram – A extinção da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói
    Posted on November 19, 2011
    5
    “O artista deve ter em mente que faz parte da vida de seu país e que a ele cabe dar exemplos que motivem as novas vocações” (Ana Botafogo)


    Foto via o Globo

    Por Juliana Araújo

    Como de costume, cheguei em casa do trabalho e liguei o meu computador para ler as novidades do dia. Tinha em mente escrever um novo post para o meu blog, provavelmente sobre as produções do Quebra-Nozes pelo mundo, já que o Natal se aproxima.

    Ao invés disso, tomei conhecimento da extinção da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói por parte da Prefeitura daquela Cidade. Juntamente com a notícia, recebi de um dos bailarinos da Companhia, o texto abaixo, o qual não pude deixar de compartilhar pelo fato ser cidadã brasileira e amante da dança que sou. Leia mais aqui www.imagesofdance.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Espero que o safado do Cabral tenha assinado o Tombamento da Cia de Ballet de Niterói proposto por Marcelo Freixo.

    ResponderExcluir

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!