quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Niterói - A última coisa que Itaipu precisa: projeto de urbanização

O que Felipe Peixoto, conhecido afilhado político de Jorge Roberto Silveira, tem a ver com O Globo, que vinha batendo incessantemente nessa prefeitura, e não sem razão, e agora apóia?!

Mistério...

"Frequentadores, pescadores e comerciantes.. começam a sonhar com uma nova orla.." é no mínimo piada!! Urbanização vinda desses caras mancomunados e financiados pela especulação imobiliária, só pode ter a palavrinha mágica oculta por detrás: remoção! Retirada da população tradicional..porque nada disso combina com o 'status' vendido desses caras..Vamos aguardar e denunciar muito!!
"Disposição desordenada de casas".. muito engraçado..pra quem tá acostumado com padrãozinho 'vila', não sabe entender a arquitetura e urbanismo popular!
Isso só combina com esses 'caras' se tiver muita, mas muita grana envolvida...
http://acordaniteroi.org/6469/video-qual-a-diferenca-entre-itaipu-e-itacoatiara-o-prefeito-mora-na-segunda/

n'OGlobo por Fernanda Pereira08.10.2011

Frequentadores, pescadores e comerciantes da Praia de Itaipu começam a sonhar com uma nova orla. A Secretaria estadual de Desenvolvimento Regional, Pesca e Abastecimento anuncia a realização de um estudo para levantar as necessidades de melhorias, disciplinar a ocupação e valorizar o aspecto visual da região. O estudo incluirá propostas para a organização da colônia pesqueira, dos quiosqueiros, dos comerciantes, dos estacionamentos e de áreas de importância histórica e ambiental.


Segundo o secretário estadual de Pesca, Felipe Peixoto, o edital de licitação para contratar o projeto será publicado até o fim deste ano. O valor do contrato é de R$ 500 mil, aproximadamente, e o resultado será anexado às orientações do Projeto Orla, que vem sendo elaborado pela prefeitura e será financiado pelo Ministério do Planejamento.

O levantamento será feito numa área de 115 mil metros quadrados, do total de 400 mil metros quadrados do Canto de Itaipu. A secretaria considera essa extensão em três trechos, de acordo com suas complexidades e vocações.
Um dos trechos em questão concentra a área urbana entre o Morro das Andorinhas, a Duna Grande e a Lagoa de Itaipu, onde está a sede da Colônia de Pescadores Z-7 (Niterói e Maricá) e mora grande parte dos seus integrantes. De acordo com o presidente da colônia, Aurivaldo José Almeida, cerca de 350 pescadores sobrevivem da atividade no local.

É também nesta área que se localizam quiosques e outros estabelecimentos comerciais na orla, muitos deles geren$por familiares dos pescadores. O presidente da Associação de Comerciantes e Moradores da Praia de Itaipu, Jorge Belas, informou que existem cerca de 30 estabelecimentos comerciais de alvenaria e 15 quiosques que ainda lutam pela regularização.

O principal problema apontado pelo secretaria é a disposição desordenada das casas dos pescadores e da própria sede da colônia. Peixoto afirma que, em épocas de grande movimento, banhistas mal conseguem chegar à areia porque as moradias, muitas irregulares, formam vielas e becos. Além de desvalorizar o potencial turístico, a desorganização seria, segundo ele, um empecilho para a comercialização de produtos

2 comentários:

  1. Essa desculpa de reurbanizar a orla de Itaipu é no fundo uma desculpa para desalojar os pescadores e seus descendentes do lugar onde sempre residiram e onde mantem seus meios de sobrevivência. Essa corja deseja fazer uma limpeza social em Niterói. Ou seja inviabilizar a vida das pessoas humildes que ocupem áreas de interesse da especulação imobiliária. Povo de Itaipu, fique de olhos abertos. Resistam a essa urbanização. Ela não está sendo feita para beneficiar vocês.
    Pedro Guimarães

    ResponderExcluir
  2. Só acho que a Vila da Colônia NÃO deveria ser aberta à pessoas que não são ligadas à atividade da Colônia de Pescadores de Itaipu, como por exemplo, uma família que tem casa de "veraneio" na colônia e mora na Baixada Fluminense. Para morar na Colônia deveria ser a família obrigatoriamente de PESCADORES ou descendentes destes, caso contrário, daqui há mais alguns anos, a Vila se tornará uma "favela" na Praia de Itaipu.

    ResponderExcluir

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!