domingo, 2 de outubro de 2011

Alô IPHAN - SPHAN?! Niterói precisa de sua colaboração e pesquisa!!

Na região da Fazendinha buracos têm sido descobertos. Publicamos mais fotos dos buracos comentados pel'O Globo.

Mais um fui encontrado pós a reportagem ainda sem registro fotográfico.







Descoberta de grutas cria boatos e polêmica 

n'OGlobo por Dandara Tinoco em 01.10.2011


Um esconderijo de escravos? Um abrigo para judeus fugitivos da Segunda Guerra? Um lugar secreto para guardar material roubado? Duas grutas descobertas há pouco mais de duas semanas, por moradores da Fazendinha, na localidade do Sapê, vêm dando origem a boatos e prometem ser mais um elemento na polêmica que envolve a construção do Bairro Modelo.
Conversando sobre o passado da região, antigos moradores lembram a existência dos buracos, que, há, ao menos, 40 anos, foram fechados pelo próprios habitantes, temerosos da queda de crianças nas “cavernas”.
A associação de moradores local decidiu então localizar e reabrir as cavernas, na esperança que o possível valor histórico delas possa adiar ou suspender a construção do Bairro Modelo, contra a qual se opõe.
- Tem gente que diz que esses buracos foram abertos por escravos, outros por índios. A atividade de mineração já foi descartada. Segundo os mais antigos, ainda há um terceiro buraco. Um deles seria na verdade um túnel e chegaria a Maria Paula, segundo contam. Achamos que isso pode evitar as desapropriações previstas no projeto do Bairro Modelo - diz Nei Carvalho, membro da associação de moradores.

Uma das grutas tem cerca de 60 centímetros de diâmetro e 15 metros de profundidade. A outra, com cerca de dois metros de profundidade, tem quase o mesmo diâmetro na abertura, mas, no fundo, tem um espaço amplo, onde, segundo os que estiveram lá dentro, cabem cinco pessoas. O primeiro já foi tapado com uma porta de madeira para evitar acidentes e degradação.
Chamado pelos moradores da Fazendinha, Roberto Meigikos, professor do Instituto de Física e coordenador do Laboratório de Radioecologia da UFF, esteve no local. Ele diz que ainda é cedo para afirmar qual a origem dos buracos, mas aguarda a descoberta da terceira gruta para voltar ao lugar.
- Ainda não deu para saber qual a origem das grutas, mas imagino que seja da época em que aquilo ali ainda era uma fazenda. Parece ser alguma coisa interessante - diz Meigikos. - Os moradores afirmaram que há um terceiro buraco. Pedi que ele seja aberto com a menor intervenção possível, com cuidado para o local ser preservado.

Um comentário:

  1. Olá !

    Estou achando que essas grutas são paleotocas !

    Veja mais: www.ufrgs.br/paleotocas

    Sds,

    Prof. Frank

    ResponderExcluir

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!