terça-feira, 13 de setembro de 2011

Propaganda Enganosa no Sapê, Niterói

Neste local morou por muitos anos uma família.. Depois a casa ficou vazia e há alguns anos ela vem sendo usada como anexo da escola Levi Carneiro, na Estrada Washington Luiz, Sapê. Conforme foi dito na Audiência Pública sobre o Bairro Modelo, no dia 29/08, a Escola Levi Carneiro foi construida na década de 70 e não comporta mais a demanda do bairro. 
Esta casa é escola para muitas crianças, ela estava protegida por um belo bosque com várias árvores e plantas ornamentais remanescentes do jardim da família. 
É possível que as unidades já estejam vendidas e aí o bosque não interessa mais para o merchandising... aproveitaram o feriado do último dia 7 e derrubaram tudo. 
Disseram que na volta às aulas as crianças choraram muito com a visão...
E o nome é Reserva Pendotiba.. Cadê a reserva?! 
Propaganda enganosa!!
Olhando o outdoor, vale perguntar: tá rindo de quê?!...
Dos otários que vão comprar?!


Esta é uma imagem do Google da área antes de ser decepada:

17 comentários:

  1. Parabéns a esse blog que de forma incansável vem mostrando as nuances dessa cidade!
    Eu gostaria de deixar aqui o meu comentário que sinceramente pode parecer implicante mas não é, assim como pode parecer que sou um bobo, mas não sou bobo. Os moradores do Sapê estão dormindo ou estão o quê? Por que desde que colocaram esta placa ali, é óbvio, que iriam fazer isso. E ninguém fez nada por quê? É impossível imaginar que essas madeiras tenham sido cortadas sem fazer um barulho sequer. É impossível que ninguém não tenha visto NADA!
    Será que "estão" gostando do progresso que está vindo por aí? A hora em que a 1ª árvore foi cortada deveriam ter ligado para o Batalhão da Polícia Florestal, para o MP. Quando a gente corta 1 graveto na casa da gente, no mesmo instante alguém denuncia. Pelo amor de Deus! Como é que devastam assim e fica por isso mesmo??? Não pouparam 1 árvore sequer, cortaram TODAS. O Sapê está sendo alvo de ATAQUE DE RESÍDUOS da construção civil e ninguém faz NADA!Em cada canto, do Sapê ao Caramujo, se vê pontos e depósitos de resíduos...Eu acho que aí tem coisa!
    Esse mesmo terreno onde foram cortadas essas árvores o terreno tem uma topografia totalmente irregular, e já está CHEIO DE ATERRO!
    Bacana isso?
    Marcelo Aragão.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é impossivel não ver, mas vale lembrar que tudo isso foi feito no dia 7 de setembro e no final de semana seguinte. Moro no Sapê e isso me deixa triste, a invasão deste bairro por imobiliárias, lixo e desmatamento começou com o decreto de despropiação da prefeitura em junho do ano passado. Depois disso a CLIN roçou uma grande área, depois veio o descarte de lixo de construção ou seja "ATERRO". É fáil saber a quem interessa transformar terrenos acidentados em planos, são as mesmas pessoas que querem se livrar do lixo da construção. O terreno é comprado e deixado "abandonado" depois ele é usado para descarte de entulho de outras obras, depois que o terreno esta plano é so construir.
    Paulo Sodré

    ResponderExcluir
  3. Eu quero aproveitar esse espaço para deixar registrado aqui, se o mediador desse blog permitir, que eu odeio hipocrisia. Niterói prega qualidade de vida e destrói tudo que está em pé, sem critérios e sem a participação da sociedade nesse processo MEDÍOCRE de DESENVOLVIMENTO. O Sapê, assim como a RO, entre outros lugares dessa CIDADE MARAVILHOSA, tem características AMBIENTAIS VALIOSAS do ponto de vista GEOLÓGICO, ECOLÓGICO, e que estão sendo literalmente apagados do mapa.Parece que estamos em uma frente de batalha, a cada dia que acordamos alguma coisa foi destruída nessa cidade. Coisa = valores, moral, bom senso, história, árvores, etc. Acho que chegou a hora de levarmos para debate público o seguinte tema: Que futuro queremos para Niterói?
    Marcelo Aragão

    ResponderExcluir
  4. Os incautos que compraram apartamentos num bosque no Sapê (Reserva Pendotiba ii)deveriam voltar lá e pedir o dinheiro de volta. O Código de Defesa do Consumidor contempla esta prerrogativa nos casos de propaganda enganosa ou quando o fornecedor não entrega como prometido. Após venderem os apartamentos os empreendedores botaram tudo abaixo, no melhor estilo das madeireiras clandestinas do Pará.
    O desmatamento aconteceu durante o feriado de 7 de setembro. Quando as crianças voltaram às aulas no dia 8 de setembro e viram toda destruição choraram de dar dó. Alguns professores também não contiveram as lágrimas. Ia esquecendo, aquele prédio lá na parte mais alta da terra arrasada, é uma escola municipal (anexo da Escola Municipal Levi Carneiro), pasmem!
    Agora como os pobres educadores poderão explicar para crianças pequenas que os adultos gostam mesmo é de dinheiro. Que os saguis e os passarinhos que frequentavam a escola não mais voltarão. Que prédios são mais importantes que árvores, mesmo que estas tenham mais de 80 anos. Como explicar aos pequenos que o desmatamento é legal pois foi autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e, se não foi, porque não foi impedido pela fiscalização? Que a escola precária provida Jorge Roberto Silveira ficará ainda pior sem a sombra das árvores e os animais silvestres com os quais eles conviviam. Como esperar formar bons cidadãos aos quais só restam as sobras? Tenho a certeza que JRS não se importa com a qualidade dos cidadâos que esta cidade e suas escolinhas vão formar, dada a sua aversão ao povo. Que prefeitura é essa que não livra nem uma escola fundamental das suas maldades. Prefeito que vergonha!
    Pedro guimarães

    ResponderExcluir
  5. Os incautos que compraram apartamentos num bosque no Sapê (Reserva Pendotiba II)deveriam voltar lá e pedir o dinheiro de volta. O Código de Defesa do Consumidor contempla esta prerrogativa nos casos de propaganda enganosa ou quando o fornecedor não entrega como prometido. Após venderem os apartamentos os empreendedores botaram tudo abaixo, no melhor estilo das madeireiras clandestinas do Pará.
    O desmatamento aconteceu durante o feriado de 7 de setembro. Quando as crianças voltaram às aulas no dia 8 de setembro e viram toda destruição choraram de dar dó. Alguns professores também não contiveram as lágrimas. Ia esquecendo, aquele prédio lá na parte mais alta da terra arrasada, é uma escola municipal (anexo da Escola Municipal Levi Carneiro), pasmem!
    Agora como os pobres educadores poderão explicar para crianças pequenas que os adultos gostam mesmo é de dinheiro? Que os saguis e os passarinhos que frequentavam a escola não mais voltarão? Que prédios são mais importantes que árvores, mesmo que estas tenham mais de 80 anos? Como explicar aos pequenos que o desmatamento é legal pois foi autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e, se não foi, por que não foi impedido pela fiscalização? Que a escola precária provida por Jorge Roberto Silveira ficará ainda pior sem a sombra das árvores e os animais silvestres com os quais eles conviviam? Como esperar formar bons cidadãos aos quais só restam as sobras? Tenho a certeza que JRS não se importa com a qualidade dos cidadãos que esta cidade e suas escolinhas vão formar, dada a sua aversão ao povo. Que prefeitura é essa que não livra nem uma escola fundamental das suas maldades?! Prefeito que vergonha!
    Pedro Guimarães

    ResponderExcluir
  6. Excelentes comentários. Muito bom saber que ainda existem pessoas lúcidas neste mundo louco.
    Sidnea

    ResponderExcluir
  7. E realmente e uma vergonha..
    Coitado de quem comprou....
    Vai morar em cima de aterro..
    Lixão. ?
    ja não chega a tagedia do Bunba. Palace 2 estas construções estão passando do limite mesmo.!

    ResponderExcluir
  8. Eu comprei um apartamento nesse empreendimento, estou atras dos demais compradores. caso algum desses passe por aqui, por favor me contate: fernanda.pcas@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Não entendo porque da reclamação do povo... vcs não votaram? bem feito!!!! olhha bem o tempo que vcs levam para chegar ao Centro da Cidade. Antigamente se fazia em 20 min. agora, levo mais de 1 hora pela manhã..... mas, estarei morando perto do centro, aqui vai continuar subindo prédios e mais moradores, e mais carros na rua, bom, estudem hipócritas, CIDADE SEM PREFEITO!!!!!!!!!!!
    André - Morador há mais de 30 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Você tem razão em responsabilizar quem havia votado no então "prefeito" - Jorge Roberto Silveira. Mas, havemos de convir que nossa obrigação política não se encerra com o voto. Todos nós somos responsáveis por fiscalizar nossos governantes e não permitir que desmandos e abusos aconteçam. Independente de termos votado ou não no prefeito que for, somos todos responsáveis por falar, gritar, reclamar e agir em defesa do que julgamos ser os interesses da sociedade.

      Mas entendo sua revolta. ;)

      Excluir
  10. O povo tem que procurar o que fazer.
    Propaganda enganosa aonde? Está escrito "Reserva ECOLÓGICA Pendotiba II"?
    NÃO!!!
    Comprei um apê lá, to feliz pra cacete! Que se dane um matinho aqui ou ali, ou a falta dele. Quero é minha casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Anônimo, seu pensamento estaria corretíssimo se o senhor fosse um eremita. E é assim mesmo que a "indústria imobiliária" quer que você pense. Eles são um tanto mais limitados do que o senhor quando esperamos uma consciência coletiva. Mas eles têm alguma pouca inteligência no caso de enganar as pessoas.

      Excluir
    2. Poxa eu também comprei mas nao fiquei satisfeita :( o meu e virado para trás e eu pensei q fosse mato fechado ! Putz me .... Mas to feliz mesmo assim

      Excluir
  11. Senhor, ou senhora, anônimo (a), realmente é por estas perspectivas individualistas que continuamos nesse marasmo, e neste caos.
    O fato é que esta eterna mentalidade do meu pirão primeiro é vendida e comprada por todos sem pestanejar, sem o menor questionamento.
    Desde o papelzinho inocente jogado no chão, e que quando apontado, o jogador se defende que é apenas mais um, assim, e essa pirâmide de defesas ascendente até o empresário,que acha que seu empreendimento será apenas mais um e o gestor público idem. Todos visando seu único benefício pessoal momentâneo e imediato, seja poder, votos, dinheiro para construir mais empreendimentos, e na base desta pirâmide está, desculpe o termo, mas o imbecil do comprador que sustenta todos esses sanguessugas que lhe provam por A+B que 2 e 2 são 5 e que qualquer um PRECISA comprar aquele empreendimento... seja ou não mal construído, em área de reserva ou qualquer outra coisa que prejudique um bem público ou coletivo, estas considerações coletivas não fazem parte do jogo. Individualismo, individualismo, individualismo.
    Que bom que está feliz com sua compra, espero que o mesmo sistema construtivo utilizado para seu apartamento não seja o dos edifícios do Fonseca e não venham a lhe assombrar no futuro. De qualquer forma, olhando as imagens na TV, devo lhe afirmar que parecem muito semelhantes: só tijolos de cimento, sem estrutura em concreto... enfim, #ficaadica!
    Behappy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não penso em ninguém, nem vou pensar... Realmente... meu pirão primeiro. Quem tá rico, pensa assim.
      Só pobre pensa nos outros.

      Excluir
  12. Sinceramente, a desordem do bairro é grande. Pela linha de ocupação histórica, se não virasse um condomínio, iria ser mais uma favela no local. O desenvolvimento do bairro perpassa também a atração de empreendimentos imobiliários, mais visibilidade e segurança para todos. As comunidades que ali habitam sem rede de esgoto, com gatos de energia e os tiros que se ouvem pela madrugada me preocupam muito mais que o desmatamento ocorrido - porque de qualquer forma iria ser tomado de posse. O Condomínio pode fazer uma reparação ambiental e está de bom tamanho.

    ResponderExcluir
  13. nao aprovo qualquer desmatamento, mas vale lembrar q o local onde cada um mora inclusive o meu, um dia ja existiu arvores. O mundo ja esta um caos e os culpados nao sao somente os que desmatam pra construir no presente, mas principalmente todo mundo que contribuiu para o jeito que estamos hj. Acho hipocrisia discurso q chama o outro de individualista.

    ResponderExcluir

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!