domingo, 11 de setembro de 2011

Fazendinha será mais uma 'Morada Feliz'?!

Muito interessante e oportuna esta reportagem d'O Globo.. 

Como pode uma prefeitura prometer mundos e fundos - veja depoimento do senhor Marcis Linhares em vídeo em http://www.desabafosniteroienses.com.br/2011_08_28_archive.html - se o conjunto habitacional citado na matéria do Globo, Morada Feliz é excelente exemplo de como a prefeitura trata os conjuntos habitacionais e seus moradores...?!

Mais uma farsa. 
Quem garante que não vão remover os moradores da Fazendinha, jogar em qualquer lugar por ali, e depois esquecer os desabrigados do 3o. BI, os demais desabrigados que estão em casa de parentes e/ou moradores de áreas de risco, e a área no Sapê não acabar virando 'reserva especial' para transformar em condomínios para a classe A?! 
Afinal ali tem meio ambiente preservado, qualidade de vida... 'deixar isso pra pessoal de baixa renda, vai ser um desperdício', imagino ser a opinião do empresariado da construção civil e seus comparsas, aliados e favorecedores da prefeitura de Niterói, bastando para tal observar o que vem acontecendo com o resto da cidade...
E o déficit habitacional vai aumentar e tudo continuará como dantes...
Ver localização do Conjunto Morada Feliz no balão azul, alto à direita

Bifurcação na Estrada da Florália

Conjunto Morada Feliz - março 2011
Conjunto Morada Feliz - março 2011

Conjunto Morada Feliz - março 2011

Conjunto Morada Feliz - março 2011
Conjunto Morada Feliz - março 2011
n'OGlobo por Dandara Tinoco 10.09.2011
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/09/10/uma-morada-nada-feliz-em-maria-paula-404656.asp

A ideia de finalmente ter uma casa própria convenceu antigos moradores de áreas de risco e invasões de diversos pontos de Niterói a se mudarem para um conjunto habitacional em Maria Paula. O condomínio Morada Feliz — hoje conhecido como Porta Linha ou Carandiru - foi entregue pela prefeitura de Niterói em 2008. Três anos depois, o local é um retrato do abandono. No conjunto que tem 32 apartamentos divididos em dois blocos de dois pavimentos cada, há lixo, esgoto a céu aberto e problemas de infraestrutura.
Uma moradora que preferiu não se identificar diz que há problemas de todos os tipos no conjunto:
- Morava na comunidade Teixeira de Freitas e vim para cá no início de 2009. Prome$um parquinho e uma quadra, mas o que há por aqui é mato e muros quase caindo. Alguns apartamentos têm gatos de luz e outros têm ligação com a Ampla. A água também não é sempre que chega. Isso aqui está uma bagunça.
Um outro problema é o esgoto a céu aberto e o lixo, que deixam o local com um forte $cheiro. Os moradores dizem que é comum aparecer animais, como ratos, no local.
- O esgoto fica misturado com a fiação elétrica. A tampa está quebrada. Outro dia, uma criança quase caiu - conta o Fabiano Cosme da Silva, apontando um buraco.

3 comentários:

  1. Qualquer simpatizante do gorverno de JRS, poderia dizer que é melhor morar aí nessa MORADA FELIZ, nesse cantinho destinado aos "leprosos", ou se preferirem, como no dito popular, no c* da cobra, que EU CONHEÇO muito bem onde fica, do que morar no 3º BI sob aquelas condições sub-humanas, ou em locais de risco.O que será pior? E digo mais, isso é realidade e o espelho da incompetência de uma administração que até hoje não fez nada pela classe "pobre", que até hoje mantém os desabrigados a esmo, e que AGORA VÉSPERA DA CAMPANHA ANUNCIA O BAIRRO MODELO. Isso é o exemplo do que temos em Niterói, essa cidade maravilhosa!Nesse conjunto residencial teve moradores que desistiram de viver aí e entregaram as chaves... Quem escolheu esse lugar para construir esses apartamento? Quem autorizou isso aí? Perguntem isso! Quanto foi gasto nessa construção de quinta? Por que essas pessoas foram levadas para ai? Elas foram morar aí, por que gostaram, ou por que não tinham outra opção? Esse governo está desesperado e queimado! Parem de dizer que vão fazer uma coisa impossível de ser feita, como esse tal de Bairro Modelo. Vocês estão piorando tudo dessa forma. Usem de sabedoria e façam construções adequadas, reurbanizem as favelas que temos espalhadas na Cidade, usem o Centro da Cidade - se vocês fizerem isso talvez quem sabe a população possa repensar o mal juízo que fazem desse governo, que nunca fez nada de bom para a população carente dessa cidade. Os moradores de Pendotiba e de Niterói deveriam impedir que esse Bairro Modelo fosse sequer ventilado na mídia e na campanha de JRS.Essa administração deveria ter vergonha de seguir adiante com esse projeto. Essa foi a pior ideia desse governo! Antes de construirem um Bairro Modelo cuidem da Cidade, pois está pegando muito mal, tá feio demais...
    Marcelo Aragão

    ResponderExcluir
  2. Assistimos de perto o drama destas pessoas, foram levados para este lugar com a promessa de "ser feliz" e depois largados a própia sorte. Para cumprir exigencias superiores a PMN fingiu que asfaltou a rua "pintando-a de preto", hoje é muito difícil s passar de carro ali. Não ha ônibus, esgoto, a escola mais próxima esta em Matapaca, para sair de casa se tem de andar muito até o ponto de ônibus.Sabemos que por baixo da bela propaganda é isso que a PMN reserva para nós da Fazendinha e para os demais desabrigados da cidade. Nós lutaremos sempre porque não merecemos isso e acreditamos que a nossa mobilização vai nos livrar desta triste sina.
    associação de moradores da Fazendinha

    ResponderExcluir
  3. A cidade de Niterói está perdida, é preciso que se tome a iniciativa de pedir a INTERVENÇÃO DESSA CIDADE.
    INTERVENÇÃO JÁ!
    Marcelo Aragão

    ResponderExcluir

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!