sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Momentos Ato-Show pela Cantareira: Protesto da ADUFF


Bonecos de Roberto Sales, reitor da UFF e à direita nosso prefeito, JR
 

Reitoria quer impor vias públicas dentro dos campi

Há algum tempo circulam pelos corredores da UFF boatos sobre a possibilidade de a Universidade ceder parte dos terrenos dos campi do Gragoatá e da Praia Vermelha à prefeitura para a construção de pistas por dentro e nos limites dos campi. Na quarta-feira, 29 de junho, na primeira vez em que a proposta foi apresentada oficialmente no Conselho Universitário, a reitoria não atendeu às solicitações por mais tempo de debate e tentou impor à força o acordo cuja aprovação foi impedida por um protesto.
A prefeitura de Niterói, comandada por Jorge Roberto Silveira, tem se caracterizado por políticas voltadas para os setores mais privilegiados da sociedade. Bom exemplo disso é o Caminho Niemeyer, projeto na orla voltado prioritariamente para o turismo, sem atender aos interesses da população local. Além disso, seus projetos têm atendido permanentemente aos interesses da especulação imobiliária, enquanto milhares de famílias seguem desabrigadas.
O que a comunidade acadêmica da UFF quer e reivindica é, primeiro, conhecer o projeto para que possa debatê-lo e, em seguida, se for o caso, aprová-lo. Precisamos saber quais serão os impactos socio-ambientais dessas obras para nossa Universidade e para o conjunto da sociedade de Niterói.
Fala-se que o acordo para a construção das vias está vinculada à permissão da continuidade das obras de expansão nos campi do Gragoatá e da Praia Vermelha, embargadas pela Prefeitura. A reitoria tenta negar mas, em alguns momentos, dá a entender que esse vínculo é real.
Não aceitamos que o reitor conclame seus aliados para, em uma única sessão do Conselho Universitário, impor esse acordo à UFF. Queremos conheceras bases em que  esse acordo entre a Prefeitura e a Reitoria foi firmado, o projeto concreto e a abertura imediata de um amplo processo de debate em toda a UFF, nos colegiados de curso, departamentos e unidades especialmente nesses dois campi, para que a comunidade acadêmica tenha condições de se posicionar.
Texto da ADUFF
e  ver também:
http://mandatorenatinhopsol.blogspot.com/2011/08/via-100-e-via-orla-bom-ou-ruim-para.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!