segunda-feira, 2 de maio de 2011

Niterói poderá ganhar um novo espaço cultural

A cidade pode ganhar um novo espaço cultural, ao lado da Cantareira, em São Domingos. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Barcas, da Câmara de Vereadores, solicitará, na próxima semana, reintegração de posse do terreno contíguo à Cantareira. O plano é construir uma lona cultural para fazer o papel que, segundo o Conselho Municipal de Cultura, a Cantareira não está cumprindo. Já a Barcas S/A, detentora deste espaço, tem plano de construir um hotel na antiga estação hidroviária.
De acordo com o presidente da CPI, vereador Vitor Júnior, o processo está em andamento e em pouco tempo o espaço já deve retornar à administração municipal.
O terreno em questão foi cedido para servir como base de apoio à obra de restauração do espaço, em 2004, pelo “Termo de Autorização de Uso nº 136/2004”. Segundo o vereador, em contrapartida pela cessão, o espaço deveria abrigar a Companhia Municipal de Balé, o que não aconteceu. Agora, além de pedir a devolução do terreno, a empresa pode ser obrigada a pagar pelo uso do terreno por estes sete anos. “Além da reintegração, vamos calcular o que pode ser entendido como um aluguel por estes sete anos de uso”, concluiu Júnior.
Para os artistas niteroieses, a lona cultural cumprirá a lacuna deixada pela Cantareira, como diz o poeta e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Sady Bianchin. “A indicação é de construção de uma lona cultural para que a arte na cidade seja incentivada, um espaço que seja o que a Cantareira não é. Apesar da lona, vamos continuar lutando para que a Cantareira seja posta a serviço da cultura, pela sua localização e pela sua relevância para o cenário cultural da cidade. Mesmo que tivesse sido ‘de boca’, a empresa deveria se conscientizar da importância do lugar para a cidade”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!