sábado, 22 de janeiro de 2011

Rogério Rocco: Vende-se Niterói

n'ODia 22.01.11 Rogério Rocco é Analista Ambiental e ex-secretário de Meio Ambiente de Niterói
Rio - Ao tentar analisar as responsabilidades sobre tragédias como as que atingiram a Região Serrana do Rio, é necessário acompanhar as políticas implementadas pelas prefeituras municipais e suas consequências futuras.
No Município de Niterói, a prefeitura, por sucessivas gestões, vem alimentando o setor imobiliário sem medir quaisquer esforços, sequer aqueles voltados para a proteção dos cidadãos. O município, que tinha legislação avançada sobre estudo de impacto de vizinhança, conseguiu silenciosamente abolir a aplicação do instrumento.
Por mais paradoxal que pareça, a Prefeitura de Niterói lutou por anos junto com setores da construção civil para derrubar decisão judicial que proibiu a construção de casas na Lagoa de Itaipu. A prefeitura queria autorizar mais de 2,5 mil residências no espelho d’água da lagoa. Depois, brigou contra o decreto de ampliação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, que alcançou e protegeu a lagoa.
O prefeito Jorge Roberto, que urbanizou e eternizou o Morro do Bumba, agora quer avançar sobre a Reserva Ecológica Darcy Ribeiro, unidade de conservação municipal criada em 1992 — e que até hoje não teve um investimento sequer na sua implementação.
Para atender desabrigados das chuvas do ano passado, o prefeito baixou decreto tornando a Reserva de interesse social, para fins de implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida em local totalmente impróprio.
Além de vender indiscriminadamente cada pedaço da cidade para a construção de mais prédios, abrindo mão da tão festejada qualidade de vida, a administração municipal quer vender também os recantos ecológicos e as áreas protegidas da cidade.
Pelo jeito, parece que o prefeito não ficou satisfeito com a tragédia do Morro do Bumba e quer ocupar outras áreas sensíveis e de risco geológico para pavimentar os futuros desastres ambientais na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!