sábado, 11 de dezembro de 2010

Quem acha que merece viver num mundo melhor? Levanta a mão!

YouTube - TEDxAmazônia - Edgard Gouveia Jr lembra que somos mais fortes do que parece - Nov/2010


Brincadeira séria

Quando aconteceu o TEDxSão Paulo, em 2009, algumas pessoas do movimento Oasis estavam na plateia. O Oasis é cria do pessoal do Instituto Elos, um grupo majoritariamente de arquitetos que desenvolveu em Santos uma metodologia de colaboração e transformação do mundo que está fazendo um baita sucesso no Brasil e em outras terras. Como todos nós no TED, inclusive os organizadores, eles ficaram impressionados – até mesmo surpresos – com a energia de lá. Com aquele ambiente otimista, de que tudo é possível, de que a vida pode fazer sentido e ser divertida ao mesmo tempo, de que transformar o mundo está ao nosso alcance. Mas, no dia seguinte, uma segunda-feira poluída de São Paulo, eles curtiram uma ressaca. Saíram da experiência com uma sensação: a de que precisávamos encontrar um jeito de canalizar a energia do TED para fazer projetos reais acontecerem no mundo real. Retomamos essa conversa em 2010, quando convidamos o grande Edgard Gouveia Junior, um dos criadores do Oasis, para palestrar no TEDxAmazônia. Ele estava encafifado com isso. Falar no TED é demais, óbvio. Mas e depois? E o que faremos com isso quando o encontro acabar? Quando chegou a hora de sua fala, em Manaus, ele ainda não tinha respostas para essas perguntas.

Popout
Aí um outro palestrante subiu ao palco: Felipe Milanez. Felipe é um grande jornalista, imensamente apaixonado por aquilo que ele considera a história mais épica e relevante do Brasil contemporâneo: o sangrento extermínio de florestas, espécies, pessoas e culturas que está se dando neste exato momento no chamado “arco do desmatamento”, a fronteira econômica do Brasil.
Popout
Por um lado, Edgard e Felipe não poderiam ser mais diferentes. Edgard é um otimista, um brincalhão, um apaixonado por jogos e diversão. Felipe é um cético, um investigador sério e comprometido, calejado por anos de tragédias e por uma percepção sombria de que no fundo ninguém se importa com o problema. Ver os dois subindo juntos ao palco foi, para nós da organização, a confirmação de que vale a pena o esforço de juntar gente diferente que foi o mantra que guiou nosso trabalho. Nasceu lá uma colaboração improvável. Para inaugurar a presença online do TEDxAmazônia, estamos colocando no ar esses três TED Talks: o de Edgard, o de Felipe e aquele inventado de última hora por Edgard, Felipe e um monte de outras pessoas lá mesmo no TED. Nessa terceira apresentação, os dois lançaram um jogo cujo objetivo é salvar da extinção uma cultura, sem deixar de se divertir no processo.
Popout
Se você está interessado em jogar o Salve Kawahiva, o melhor caminho é começar pela internet: pelas três TED Talks aqui no site do TEDxAmazônia, pela comunidade do jogo no Facebook ou pelo site criado lá mesmo em Manaus para hospedá-lo salvekawahiva. O jogo está bombando, com o André Abujamra compondo trilha sonora, um monte de gente articulando no mundo inteiro (do New York Times à Funai) e a imprensa interessada. A partir de agora, a cada semana colocaremos no ar uma palestra do TEDxAmazônia, acompanhada de alguma informação de bastidor aqui neste blog. Acompanhe a conversa: ela vai durar um ano inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!