quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Prefeitura dispõe faixa destinada a ciclistas em São Francisco e Charitas


Ciclofaixa vermelha foi pintada ao longo das duas praias da Zona Sul de Niterói, mas tem horário restrito para uso preferencial: das 6 até às 10 horas. Assunto divide opiniões
n'OFluminense por Pâmela Souza 10/11/2010
Pista da orla das praias de São Francisco e Charitas recebeu uma faixa vermelha destinada à ciclistas. Horário para uso do espaço divide opiniões. Foto: Alcyr Ramos Faixa vermelha reservada à ciclistas foi colocada em toda a extensão das praias de São Francisco e Charitas. Porém, quem anda de bicicleta na região deve ficar atento à restrição de horário: das 6 às 10 da manhã. Foto: Alcyr Ramos Fotos: Alcyr Ramos


Nas avenidas das orlas das praias de São Francisco até Charitas já é possível visualizar a faixa vermelha reservada para os ciclistas da região. A ciclofaixa é preferencial a quem anda de bicicleta no período de 6 às 10 horas, de segunda à sexta-feira. Apesar da restrição de horário, na tarde desta quarta-feira ciclistas e motoristas podiam ser vistos aproveitando a preferencial.
Segundo moradores da região, a delimitação do espaço reduzirá a incidência de acidentes apenas se a ciclovia funcionar em período integral e não apenas durante horários da manhã.
“Esse espaço é importante para nós que gostamos de andar de bicicleta, mas acho que o horário preferencial é curto e gera confusão”, diz o estudante Diego Souza, 18 anos, para quem a criação da ciclofaixa significa respeito para com os ciclistas.
Também adepta da bicicleta como meio de transporte, a estudante Nara Duarte, 19 anos, acha que pedalar ficou mais tranquilo.
“É muito tenso que passar entre os carros”.
A Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) informou que o horário da ciclofaixa foi estabelecido em comum acordo com os triatlons da região e foi criada para atender basicamente a esse público (grifo meu!). O órgão ainda comunicou que hoje serão concluídas a pintura da demarcação do pedaço e a instalação de mais placas para orientação. 
   
Pesquisa - Desde o fim de semana, a NitTrans deu inicio à pesquisa pela internet para conhecer melhor o comportamento e a opinião da população sobre o uso da bicicleta como veículo de transporte no município. O questionário está disponível no site www. nittrans.niteroi.rj.gov.br por tempo indeterminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!