domingo, 7 de novembro de 2010

Lagoa de Itaipu volta a integrar Parque Estadual Serra da Tiririca

n'OGlobo por Danilo Motta - 
07.11.2010
 | 
20h45m


Lagoa de Itaipu e Serra da Tiririca ao fundo
Decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em favor do governo do estado determinou que a Lagoa de Itaipu, na Região Oceânica, volte a ser de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Agora, a área passará a integrar o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), e o seu entorno se tornará não edificante para prédios, ao contrário do que pleiteavam algumas construtoras.
A diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Daniela Albuquerque informou que a decisão foi resultado de um processo judicial sobre a delimitação da Serra da Tiririca.
— O Peset foi criado por força de Lei, mas a ampliação que incluiu a Lagoa foi feita pelo governo do estado através de decreto. Com isso, empresas imobiliárias entraram na Justiça alegando que a nova demarcação deveria ser feita por uma nova lei — explicou.
Na defesa, a Procuradoria Geral do Estado se baseou na lei federal 9.985, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). O texto determina, em seu artigo 22, que a ampliação dos limites de uma unidade de conservação pode ser feita por decreto, desde que precedida de estudos técnicos que possibilitem identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade.
O chefe do Peset, Fernando Matias, explica que a decisão do Tribunal dá maior amparo às ações das equipes de fiscalização.
— Já embargamos aterros ilegais, pesca predatória e coibimos o uso de embarcações fora dos padrões permitidos na lagoa. Por outro lado, demos apoio e orientações aos pescadores artesanais, que fazem bom uso do ecossistema. Com esta decisão, ficamos ainda mais fortalecidos — comenta Fernando Matias.
Foto: Diógenis Santos

Ilustrações escolhidas por este blog na web. Não fazem parte da matéria publicada n'O Globo online.

Um comentário:

  1. O que falar do Rio João Mendes que despeja milhões de litros de esgoto in natura na linda lagoa.

    ResponderExcluir

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!