quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Iniciativas exitosas de inovação social apresentam-se nos Estados Unidos

do Blog O Vagalume postado por Angeline
Em vários países da América Latina e do Caribe numerosas iniciativas sociais têm permitido que nos últimos anos comunidades lutem eficazmente contra a pobreza, a desigualdade e a exclusão social. Muitas delas foram premiadas pelo concurso Experiências em inovação social, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), com o apoio da Fundação Kellogg.
Alguns exemplos destas histórias de sucesso são: as pequenas leiterias estabelecidas por campesinos haitianos como forma de melhorar sua renda; os esforços contra a violência familiar realizados por mulheres no altiplano peruano; a redução da mortalidade materno-infantil e a implementação de maior transparência no gasto público em dois municipios brasileiros; e o cuidado do meio ambiente através do futebol em Belize.
Representantes das 25 iniciativas mais inovadoras dentre as 4.800 apresentadas nos cinco anos do concurso compartilharão suas experiências no seminário Inovações sociais na América Latina e no Caribe, que será raealizado no Instituto das Américas da Universidade da Califórnia em San Diego, Estados Unidos, de 17 a 19 de novembro.
Os empreendimentos sociais se agrupam em quatro áreas: geração de renda; juventude em risco; consolidação de direitos na saúde e educação; voluntariado e participação comunitária. Os projetos serão apresentados por seus protagonistas, no seminário e serão comentados por autoridades públicas e líderes de opinião da Região.
As iniciativas vencedoras são da Argentina (5), Belize (1), Bolívia (1), Brasil (7), Chile (2), Colômbia (1), Costa Rica (1), Equador (2), Guatemala (1), Haiti (1), México (1), Paraguai (1), e Peru (1).
Estes projetos têm em comum a inovação social, uma ativa participação cidadã e custos razoáveis.
Na reunião de três dias será lançado o livro "Da inovação social à política pública. Histórias de êxito na América Latina e no Caribe", no qual Nohra Rey de Marulanda e Francisco B. Tancredi, membros da comissão julgadora do concurso, farão uma reflexão sobre os fatores do êxito a as lições aprendidas.
Haverá também uma mesa redonda sobre o conceito de inovação social, que terá como moderador Richard Feinberg, da Universidade da Califórnia, com participação de Martín Hopenhayn, Diretor da Divisão de Desenvolvimento Social da CEPAL, Leon Reinhart, Fundador e Executivo, Maya Relief Foundation, California, e Jorge Vinicio Murillo, Professor, EARTH University, Costa Rica.
Na sexta-feira, 19 de novembro, José Antonio Ocampo, professor da Universidade de Columbia, ex-Ministro da Fazenda da Colômbia e ex-Secretário Executivo da CEPAL, fará uma Conferência Magna sobre o desenvolvimento social na Região.
Para mais informações visite o site do Seminário Inovações sociais na América Latina e no Caribe.

As informações são do Escritório da CEPAL no Brasil.

Só para citar um exemplo o trabalho desenvolvido pelo Observatório Social de Maringá-PR, que trabalha pela maior transparência no gasto público estará presente nesse evento. Parabéns, OS Maringá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!