sábado, 6 de novembro de 2010

Águas das praias de Niterói estão mais limpas

Será mesmo?!...
Com base nos boletins semanais divulgados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre a qualidade da água das praias de Niterói, foi constatado que as condições de balneabilidade entre janeiro e outubro são melhores do que no mesmo período de 2009.

— Niterói deu um salto no índice de balneabilidade, e isto tem relação com a melhora das condições sanitárias, além do período seco, entre maio e outubro, que interfere neste processo — explica a gerente de qualidade da água no Inea, Fátima Soares.

A melhor avaliação é das praias do Sossego, de Piratininga e Itacoatiara, todas da Região Oceânica, que estão e estiveram recomendadas ao banho de mar (cor verde no boletim) durante todo o ano, exceto na primeira semana de abril, quando ocorreu a tragédia das chuvas, que afetou todas as praias da cidade.

— Frequento desde criança esta praia, que ainda é tranquila e não está poluída. Mas com esse crescimento urbano, deveriam investir mais em infraestrutura — afirma Leonardo Freitas Celon, que mora há 18 anos em Piratininga.

Mesmo imprópria ao banho atualmente e na maior parte do ano, Icaraí melhorou. Em 42 semanas analisadas até outubro deste ano, 20 boletins não recomendavam o banho de mar (cor vermelha) ou o recomendavam com restrições (amarelo). Em 2009, as restrições apareceram durante 29 $, no mesmo período de janeiro a outubro. Também apresentaram recuperação, as praias de Gragoatá, Flechas, Adão e Eva, na Zona Sul; e Itaipu, na Região Oceânica.

No caso de Camboinhas, também na Região Oceânica, ocorreu o oposto. Apesar das boas condições de balneabilidade, a praia apresentou piora na comparação com o último ano: de dois para 17 boletins com indicação de prejuízos à saúde.
O balanço completo está de íntegra da matéria, na edição deste domingo do GLOBO-Niterói.
Na sua precepção, a qualidade da água melhorou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!