sábado, 20 de novembro de 2010

Afronta

Ontem passava um pouco do meio dia...o trânsito, como habitualmente, congestionado na esquina da Pereira da Silva. Motoristas mal educados fechavam o cruzamento com a Roberto Silveira, em ambas as ruas. Tudo normal.
imagem meramente ilustrativa
Eis que de repente o barulho aumenta excessivamente com o som de diversas sirenes aflitas vindo da direção do túnel.
Algum desastre? Algum acidente? É a primeira coisa que passa na mente!..Ambulância? Bombeiros?
Não. 
Eram motoqueiros. Fardados. Nervosos. 
Pararam no cruzamento meio impedido e com gestos frenéticos indicavam com autoridade quase agressiva que carros recuassem para liberar a passagem, de qualquer maneira. Não pensem que estavam querendo organizar o trânsito nem educador os apressados. Não. Os apressados eram eles que agiam como se quisessem que o trânsito simplesmente desaparecesse!! Num passe de mágica. Como se a situação exigisse solução imediata. 
E aos poucos tudo foi ficando mais claro, ainda que não passasse mais que segundos..
Subitamente, da pista da contra mão surgem 2 carros pretos, enormes, caros, chiques, só dava para ver os habitantes do da frente com vidros abertos sem ar, deviam ser os seguranças... e o de trás, as 'otoridades'...
Depois vi na mídia que no 'mesmo ontem', o presidente esteve inaugurando coisas em Niterói...mas não era aparato da ordem de presidente. Não, não era...
Não era o presidente. 
Não dava pra ver porque os carros pretos tinham os vidros pretos fechados. Devia ser alguma 'otoridade' niteroiense..possivelmente atrasada, ou não!, para o tal encontro.
Já observaram que Bombeiros apressadíssimos, por motivos mais que reais, não agem assim? A atitude dos bombeiros não tem arrogância.


Fosse o presidente ou não, era um aparato similar ao que - não digo todo dia porque não estou lá todo dia para ver! - habitualmente passa pelas manhãs na Rua Presidente Backer.. Guardinhas nervosos fecham e/ou  agilizam o trânsito nas transversais para liberar a passagem de 'alguém' que vem da direção da praia... 
O interessante é a atitude desses motoqueiros fardados. Porque não é apenas abrir a passagem, não é atitude de por favor, dá licença... O 'subliminar' é: saiam todos da frente, deus está vindo aí! Seja quem seja deus...
Autoridade esta que não pode ficar parada no trânsito caótico que todas as pessoas 'normais' enfrentam no dia a dia da cidade. 
Será que eles acham que eles tem mais pressa? 
Os negócios deles são mais importantes que de qualquer outro de nós? Será que a vida deles merece ser mais preservada que a de qualquer outro transeunte da cidade?!
Na minha opinião isso é simplesmente abuso de autoridade! E como tal deveria ser punido!
Isso é mais um exemplo do descaso que os administradores têm por situações de real emergência, de real importância, onde o que está em jogo são vidas, só que de outros cidadãos, talvez sem diploma, talvez sem pais ilustres, talvez sem mais nada...


Senhores magistrados, políticos, administradores, sejam lá o que sejam!, vocês antes de mais ninguém, pelos cargos que  ocupam, conseguido no pleito, no trabalho árduo ou garantido de pai para filho, vocês deveriam dar o exemplo,  respeitando a população. 
Se fizessem algo à vera pela cidade, esta não teria chegado aos níveis insuportáveis de caos urbano - para não falar de tudo o mais! - que só piora com o que vemos de pobreza de educação e desrespeito entre cada cidadão. 
O que mais me espanta, é que todo mundo ao meu redor pára submisso com se deus estivesse mesmo passando... 
Helloou, acordem!!
Isso não é normal, isso não é para ser assim! Isso é uma afronta! Um ultraje.
Todos merecemos segurança, condições dignas de vida numa cidade que se diz 'a tal' em índices!!.. 
Parece que guardam os índices num armário trancado a chaves e estes só saem para serem mostrados às visitas! "Olhem que índice ótimo? Não é mesmo lindo?!"


Fica aqui meu desabafo! 
Bom fim de semana. 
Bom feriado, onde comemoraremos o aniversário desta bela e sofrida cidade chamada Niterói.. Que dias melhores estejam por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!