quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Niterói Como Vamos: Saúde em Niterói tem índices de África e Europa


Globo Niterói - Domingo 12setembro2010
O retrato brasileiro comumente revelado pela grande desigualdade social em todo o país se expressa da mesma forma no município de Niterói. Coletados pelo movimento Niterói Como Vamos, indicadores de saúde até 2008 mostram que há uma larga diferença entre as 12 regiões da cidade. Com foco no grupo materno-infantil, considerado de risco, a pesquisa se baseou em vasta rede de dados, incluindo desde os do Ministério da Saúde aos do Acompanhamento Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), coordenado por órgãos como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
De todos os índices levantados, o que apresenta a maior desigualdade entre as locali-dades é o de mães menores de 20 anos. Em 2007, enquanto na sub-região Praias da Baía 2 (PB 2) — que compreende os bairros de Boa Viagem, Icaraí e Ingá — 54 mulheres jovens (6,6%) deram à luz, na Norte 3 — onde estão os bairros Baldeador, Caramujo, Santa Bárbara e Viçoso Jardim — o número chegou a 101, ou 26,6% do total de mães.

— Em termos sociais, as localidades da Norte 3 têm índices muito ruins. E, naturalmente, a fecundidade é mais forte que na classe média. Isso reflete a falta de acesso à informação — explica Emilia Jesus Ferreiro, que trabalhou como professora de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Em relação à taxa de mortalidade infantil, na sub-região PB 2 foram contabilizados cinco óbitos de bebês menores de 1 ano, o que representa uma taxa de 6,2/1.000 NV (a cada mil nascidos vivos). Na Norte 3, a taxa é de 23,7/1.000 NV. Em números totais, a Norte 1 — Cubango, Fonseca, Ilha da Conceição, Santana e São Lourenço — teve o maior registro de óbitos, com 14, mas a taxa foi de 13,3/1.000 NV.
Outras informações estão na íntegra da reportagem no GLOBO-Niterói desse domingo (12/set), estando online só para assinantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!