sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Fui ver e recomendo:


Fui à reunião e gostei muito. Por isso indico:

Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
No dia 11 de outubro de 2008 foi lançado o Movimento Niterói Como Vamos, que é formado por ex-professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e voluntários e não tem vínculo partidário nem religioso. O objetivo do movimento é mobilizar a sociedade civil para melhorar a qualidade de vida na cidade por meio da participação cidadã e do diálogo com os setores público e privado.
Em Niterói, já aprovaram a Lei do Programa de Metas e acompanham três áreas de indicadores (Sáude, Educação e Meio Ambiente). Ainda, o movimento realizou intensa mobilização da sociedade civil para debate e proposição de um Plano Habitacional para Niterói em função dos desastres das chuvas ocorridos entre 2009 e 2010.
Para mais informações acesse www.niteroicomovamos.net ou mande e-mail para 
atendimento@niteroicomovamos.net

As reuniões são abertas e acontecem quinzenalmente às terças das 19:30 às 22:30. 

É solicitado que comuniquem antecipadamente seu interesse em participar da reunião enviando um email para atendimento@niteroicomovamos.net .


Local: Gragoatá.

Carta de Apresentação Niterói Como Vamos

Nós temos um sonho. O sonho de construirmos cidades mais justas e sustentáveis. Isto não é um devaneio, pois pensamos que com determinação, compromisso, responsabilidade e diálogo, podemos ajudar a construir a cidade que sonhamos.
Nosso movimento tem como princípio que, para sonhar o futuro da cidade, é imprescindível construir espaços de convivência, onde o diálogo entre atores públicos e privados, individuais e coletivos, seja permanente participativo e frutífero na geração de alternativas para a transformação da cidade. Por outro lado, não pretendemos construir espaços de diálogos pautados apenas no consenso e reconhecemos que o conflito e o amplo debate em torno da livre expressão de idéias e projetos constituem também o fundamento de cidades mais justas e sustentáveis.
A cidade que consegue pensar sobre si mesma consegue levar a seus cidadãos a idéia de pertencimento, reforçando o princípio de reconhecermos nossas diferenças, mas também as igualdades, com direitos e deveres compartilhados de conviver no espaço urbano da nossa Niterói. Por isso, dizemos que NITERÓI COMO VAMOS é nosso, não é de um grupo, favorecido ou desfavorecido.
Mas, de nada vale sonhar a cidade sem agir e transformar a própria cidade. Por isso, reforçarmos nosso compromisso com a democracia. Além da livre escolha eleitoral, precisamos exigir cada vez mais dela, ampliando seus horizontes para um convívio urbano marcado pelo engajamento cívico, interesse pelo espaço público, compromisso de assumir e cobrar responsabilidades, tenacidade em exigir transparência e pró-atividade constante na construção da justiça e da sustentabilidade.
Para agir, é preciso conhecer o espaço em que vivemos de todas as formas que a inteligência nos proporciona. Por isso, o movimento procura organizar, sistematizar e publicitar indicadores de gestão urbana que desvelem a cidade; e reconhece como relevantes os saberes comunitários dos indivíduos e grupos da sociedade manifestados em sua vida cotidiana. Precisamos conhecer, através das percepções e das formas de pertencimento, como ajudar a transformar Niterói. A ação efetiva só se dará partilhando sentimentos capazes de dar sentido à nossa vida na cidade e transformar nossa convivência. Os sentimentos que comungamos são de esperança, confiança e capacidade de concretização dos sonhos de uma cidade melhor.
O movimento está sendo constituído de modo participativo e progressivo por indivíduos e organizações interessados no futuro da cidade, capazes de assumir o compromisso inalienável de atuar sem qualquer conotação partidária ou religiosa. Assim, o movimento reconhece como legítimos os diferentes interesses e formas de manifestação no espaço da cidade, mas exige de todos os que se propõem a dialogar, interagir e atuar no movimento que pautem suas ações e posturas, tendo o interesse da cidade acima de qualquer interesse específico, clientelista ou pontual.
Buscamos construir um espaço de governança urbana que coopere e complemente de modo independente o poder do Estado, cobrando as responsabilidades dos diferentes órgãos de governo que atuam em Niterói.
A informação é um bem público, pautada no direito e no dever da transparência. Assim, disponibilizaremos a todos e quaisquer indivíduos e organizações informações e saberes capazes de aprimorar a gestão urbana de Niterói, bem como, reforçamos nosso compromisso em levantar, sistematizar e obter continuamente todas as informações de direito, que permitam compreender, avaliar e reorientar as políticas públicas de Niterói, de forma a torná-las cada vez mais eficazes, eficientes, justas e sustentáveis.
Queremos professar profundo compromisso com o princípio da equidade humana, sem constituir uma instância de disputa de poder pelos participantes. Por isso, convidamos a todos os atores públicos e privados, individuais e coletivos a se engajarem na iniciativa, sem pretender ser uma alternativa única de articulação, representação e ação dos atores que convivem em Niterói.
Assumimos profundo respeito e compromisso com o Estado democrático de direito e buscaremos agir para conquistar e construir novos e melhores espaços de diálogo, monitoramento e auxílio da gestão pública. Também o de realizarmos contínua auto-crítica, de forma a eliminar qualquer forma de governança do movimento que não permita o debate democrático, a tomada de decisões consensuais e horizontalizadas, o revezamento de papéis e o interesse não em fazer para ou ensinar para, mas fazer junto e aprender junto com todos os indivíduos e organizações que convivem e atuam em Niterói, independentemente de seu capital e do seu impacto cultural, social, ambiental, econômico e político.
Somos inspirados por outras iniciativas que se multiplicam pelo mundo e demonstram que nosso sonho não é uma utopia. Por isso, agradecemos aos movimentos que nos apóiam e inspiram, e nos comprometemos a apoiar as iniciativas, quer em Niterói ou em qualquer parte do mundo, que comunguem dos mesmos princípios, busquem alcançar os Objetivos do Milênio e pratiquem os princípios que professamos.
Faça parte deste movimento! DivulgueCadastre-se e participe! Entre em contato!
http://niteroicomovamos.com/
atendimento@niteroicomovamos.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!