quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Qual o futuro próximo de Pendotiba?

No dia 16 de Junho deste ano o prefeito de Niterói publicou sete decretos anunciando a intenção de desapropriar uma área total de 1,6 milhões de metros quadrados na região de Pendotiba (decretos e outros documentos em anexo).

Segundo informações na imprensa, essa área seria ocupada pelo “Bairro Modelo” que, munido de infra-estrutura e equipamento urbano, abrigaria em torno de nove mil famílias em pequenos edifícios. Isto significa entre 36 mil e 45 mil novos moradores na área (perto de 10 % da população do Município).

Embora a imprensa cite a localização do “Bairro Modelo” como “no SAPÊ”, a área objeto de desapropriação abrange toda a extensão (de mata atlântica inclusive) compreendida entre o Sapê e Matapaca, e está caracterizada, no Plano Diretor de Niterói, como: “Zona de Restrição à Ocupação Urbana” e “Área de Especial Interesse Ambiental” - Morro entre a Estrada do Sapê e a Estrada do Caramujo (AEIA 25); Morro entre a Estrada do Sapê e a Estrada da Fazendinha (AEIA 26); Morro entre a Estrada da Fazendinha e a Estrada Caetano Monteiro (AEIA 27), conforme decreto 7241/95.

É de ressaltar que a região de Pendotiba é a área mais “estratégica” quanto ao impacto do COMPERJ (Itaboraí) no Município de Niterói: além da proximidade, da disponibilidade de área (VERDE) para ocupação de novos moradores, a área objeto de desapropriação permitiria ligar a RJ104 diretamente a Pendotiba e fazer ligações interessantes entre bairros.

Agora, com a duplicação da capacidade de produção da COMPERJ (de 150 mil barris diários para 330 mil barris diários), este interesse parece tornar-se ainda maior, aumentando a preocupação sobre o futuro próximo de Pendotiba...!


3 comentários:

  1. Gente,

    Estou perplexa com mais uma “m” que este nosso prefeito quer fazer com Niterói: invadir uma enorme área verde considerada de interesse ambiental (abrangendo a Mata Atlântica, inclusive) e Zona Restrita à Ocupação Urbana pelo Plano Diretor de Niterói, para fazer o chamado “Bairro Modelo”.

    Vejam em anexo os decretos para as desapropriações...

    Vocês conhecem alguém do Partido Verde, ou outro qq, que possa fazer alguma coisa no sentido de chamar a atenção da população para o que está acontecendo??

    Por favor, divulguem...

    Bjs.
    Angela Souto

    ResponderExcluir
  2. Angela,

    Tente o Fernando Guida. É do pv e é niteroiense. http://guidapv.wordpress.com/

    Antonio

    ResponderExcluir
  3. Angela Souto, é porque você mora no seu apartamentinho de luxo em Icaraí, e não liga para o bem da população.

    Você não quer que desmate a vegetação para as pessoas morarem? É fácil, coloque todo mundo aí dentro do seu quarto! Valeu?

    ResponderExcluir

Lembre de assinar! Só comentários COM NOME serão postados.
Obrigado por participar!